Há exatos 10 anos, Grêmio liquidou o Vasco com direito a show de Hernán Barcos
Grêmio vence o Vasco em jogo histórico
No dia 17 de agosto de 2013, o Grêmio protagonizou um dos jogos mais marcantes dos últimos anos. Jogando em São Januário, o Tricolor bateu o Vasco de Juninho Pernambucano por 3 a 2. Liderados por Hernán Barcos, o time conseguiu levar a melhor jogando fora de seus domínios.
Leia mais:
BOMBA: Grêmio tem novo projeto por Michael; entenda essa situação
URGENTE: Suárez e Villasanti estão FORA do Grêmio e torcida fica em choque
O time treinado por Renato Portaluppi conseguiu terminar a competição na vice colocação, atrás apenas do campeão Cruzeiro, enquanto o time Cruzmaltino acabou sendo rebaixado. Barcos (2x) e Ramiro marcaram pro clube gaúcho, e Alex Telles (contra) e André marcaram pro time vascaíno.
Sobre o jogo, o Grêmio conseguiu abrir o placar no início da partida, após falha do zagueiro Cris, que chegava ao Vasco justamente vindo do Imortal. Desorganizado, o time comandado por Dorival Júnior não conseguia reagir dentro de campo.
Sobrou para o ídolo Juninho Pernambucano igualar o placar. Em cobrança de falta, no veneno, o lateral gremista Alex Telles desviou o chute do craque do Gigante da Colina contra o próprio patrimônio. Mesmo embalado com o empate, Ramiro, em um golaço, tratou em empatar a partida momentos depois. Após voltar a frente, o time de Renato fecha a casinha e passa a sofrer pouco perigo de gol.
Acaba o primeiro tempo. Volta do intervalo e… gol do Imortal Tricolor. Após finalização na trave do lateral Pará, o centroavante Barcos aproveitou o rebote e ampliou a vantagem. Com a diferença considerável, o técnico decidiu compactar e recuar o time, dificultando bastante a vida do Vasco da Gama. Com o passar dos minutos, o jogo se tornou ataque contra defesa.
O visitante mal conseguia sair de sua defesa, enquanto os donos de casa se lançavam ao ataque. Nos minutos finais, André marcou o que seria o último gol do jogo. Mesmo com minutos faltante do relógio do juiz, nenhum time conseguiu marcar outra vez.
Escalações
Vasco: Diogo Silva; Fagner, Cris, Rafael Vaz e Henrique; Abuda, Wendel, Juninho e Pedro Ken; Eder Luis e André.
Grêmio: Dida; Werley, Rhodolfo, Gabriel e Pará; Ramiro, Riveros, Souza e Alex Telles; Kleber e Barcos.