11 de janeiro na história: na estreia de Tcheco, Grêmio ‘atropelou’ o VEC no Gauchão de 2006
No dia 11 de janeiro de 2006, o Grêmio estreou no Gauchão contra o Veranópolis, fora de casa. Com uma vitória por 4 a 1, o Tricolor teve um início incrível na competição em um embate que marcou a estreia de Tcheco, um dos poucos ídolos do clube na primeira década dos anos 2000.
Grêmio amassou o time rival
No começo da partida, o Veranópolis demonstrou muita disposição ofensiva e atrapalhou o estilo de jogo do Tricolor Gaúcho. Mantendo por mais tempo a posse da bola, o time anfitrião chegou algumas vezes com perigo à meta do goleiro Galatto, mas não foram felizes nas conclusões.
Apesar das dificuldades enfrentadas no campo, a equipe do Tricolor se arriscou mais ao ataque, com jogadas de Ramón pela ponta. E foi através das investidas do atleta que o time gremista marcou seu primeiro gol da partida. Após belo cruzamento de Escalona, o meia-atacante tocou no canto do goleiro rival.
2º tempo só deu Tricolor
A segunda etapa começou muito movimentada. Aos 10′, o time do Grêmio conseguiu ampliar a diferença no placar da partida. Lipatín recebeu cruzamento dentro da área e ajeitou para Luiz Felipe, que bateu no canto para fazer o segundo gol do Imortal na partida. Com o jogo a seu favor, o Imortal Tricolor não parou de atacar e marcou mais um. Aos 27 ‘, o meia Tcheco, que estava realizando sua estreia no time, assumiu a responsabilidade de bater um penal e balançou as redes do rival.
No final, o Tricolor ainda encontrou tempo para fazer mais um. Após cobrança de escanteio da esquerda, o zagueiro Marcelo Oliveira tocou de cabeça, a bola desviou no argentino Maidana e foi para o fundo do gol de Marcão, decretando a goleada. O tento do Veranópolis foi marcado pelo atacante Marinho, de cabeça.