Últimas Notícias do GrêmioHistória

Há 112 anos, o Grêmio vencia o Inter no primeiro Campeonato Citadino

O ano era 1910, e alguns clubes de Porto Alegre decidiram fundar a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense (LFPA). O Grêmio já tinha 7 anos de vida (fundado em 1903), e o rival Inter, apenas 1 (fundado em 1909). Juntando-se ao Fussball, Frisch Auf, 7 de Setembro, Nacional e Militar, realizaram o primeiro campeonato Citadino. O troféu ficou com o clube Militar, na competição de pontos corridos que teve o Tricolor como vice.

Porém, já na segunda edição, o Imortal daria início ao tricampeonato: venceu em 1911, 1912 e 1913. Em 1911 o rival colorado ficou em terceiro, e em 1912, em segundo. Em 1913, houve dois campeões: Grêmio, da AFPA, e Inter, da LFPA. A partir deste ano, 1913, as duas competições passaram a ser disputadas na cidade de Porto Alegre: o Citadino de Porto Alegre se dividiu. Em 1916, LFPA e AFPA se fundiram na Federação Sportiva Rio Grandense (FSRG).

Portanto, a primeira disputa em campeonato envolvendo a Dupla GreNal teve como vencedor o Imortal, em 1911. Lembrando que o Militar venceu em 1910, como mencionado, e a Dupla ficou sem troféu.

Vários desentendimentos entre Grêmio, Inter e outros clubes

A partir de 1917, a Lei do Estágio tentou impedir a profissionalização do futebol, pela FSRG. É que o Grêmio havia contratado jogadores uruguaios para seu elenco, e a lei obrigava jogadores estrangeiros a fixarem residência em Porto Alegre por, ao menos, um ano. Além de exercer uma profissão “de verdade”.

Em 1918, o Imortal voltou à ativa, mas o colorado, Fussball, Cruzeiro-RS e São José abandonaram a FSRG. Então, a organizadora foi substituída pela recém-fundada Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD). Daí em diante, houve várias disputas tanto em campo como fora de campo, na esfera jurídica, sobre futebol em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Em 1921, Grêmio e outros clubes fundaram a Associação Porto Alegrense de Foot-Ball, e voltam a haver duas ligas municipais (campeonatos Citadinos). Em 1923, novas mudanças e discussões sobre campeonatos, regras, clubes etc.

O campeonato Citadino ocorreu com tranquilidade até 1929, quando, mais uma vez, vários clubes, entre eles Grêmio e Inter, resolveram fundar a Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos (AMGEA). Os campeões desta liga seriam os representantes de Porto Alegre no Campeonato Gaúcho, organizado pela Federação Rio Grandense de Desportos, filiada à Confederação Brasileira de Desportos.

Grêmio e a última mudança no torneio Citadino

Após muitas “brigas”, principalmente fora de campo, em 1941 deu-se a última mudança na organização do torneio Citadino. Foi quando a Federação Rio Grandense de Futebol passou a gerir a competição. Em 1953, novos clubes entraram no torneio, que passou a se chamar Campeonato Metropolitano. Só em 1954 é que Juventude e Caxias do Sul se integraram à disputa, que passou a se chamar Divisão de Honra.

Enfim, Grêmio e outros clubes disputam o Campeonato Gaúcho

Finalmente, em 1961, houve a unificação do Campeonato Gaúcho, com clubes de todo o Estado.

Mas a verdadeira última edição do campeonato Citadino foi em 1972 (mesma década em que o Inter ganhou seu último Campeonato Brasileiro, em 1979, à época chamado de Taça Brasil CBD; a CBF foi fundada apenas em 1980, quando foi instituído o Brasileirão). O Citadino de 1972 foi gerido pela FGF, com o Inter campeão. Mas, antes, o Grêmio foi heptacampeão do Citadino FRGF.

Leila Krüger

Jornalista, escritora, Mestre em Comunicação Social PUCRS. Cinco livros publicados. Gaúcha e gremista.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo