Há 120 anos nascia um lendário zagueiro, técnico e presidente do Grêmio
O Grêmio sempre teve a sua trajetória marcada pela passagem de muitos jogadores e treinadores emblemáticos. Há quem tenha seguido as duas carreiras dentro do Imortal, como os míticos Luiz Carvalho, Oswaldo Rolla, Valdir Espinosa e Renato Portaluppi, que conquistaram muitos títulos e a idolatria da torcida gremista.
Além deles, outra figura destacada atingiu o sucesso como jogador, treinador e também presidente do Tricolor: foi Telêmaco Frazão de Lima, o famoso Telêmaco, que nascia há exatos 120 anos, no dia 11 de setembro de 1902, um ano antes da fundação do Grêmio. Natural de Porto Alegre, o ex-zagueiro foi revelado pelo São José em 1924, transferindo-se para o Imortal em 1925.
No Tricolor, o ex-jogador participou de um esquadrão que dominou o futebol do Rio Grande do Sul. Ao lado de lendários nomes como Eurico Lara, Luiz Carvalho e Oswaldo Rolla, Telêmaco conquistou o Campeonato Gaúcho (1926) e o Campeonato Citadino em 1926 e 1930.
Além disso, o ex-defensor ainda foi técnico do clube gaúcho, logo após aposentar-se em 1930. No comando do Imortal, Frazão venceu os campeonatos citadinos e regionais de 1931 e 1932, estabelecendo o seu nome na história da instituição.
Lenda assumiu como presidente do Grêmio por um ano
Antes de finalizar a sua longa trajetória no Tricolor, o ícone gremista ainda foi eleito como presidente do clube em 1940, algo que o coloca ao lado de figuras divinas como Luiz Carvalho, que também foi jogador, treinador e mandatário do Grêmio.
Após um ano como chefe máximo do Imortal, Telêmaco decidiu-se aventurar como técnico do Vasco da Gama em 1941. Ficando pouco tempo no Rio de Janeiro, a lenda ainda treinou o Tricolor de 1951 a 1954, quando participou de uma histórica excursão pelo México, Equador e Colômbia, com cinco vitórias, seis empates e apenas duas derrotas em treze jogos.
Um Comentário