14 de outubro na história: há 17 anos, Grêmio perdia mas classificava-se à fase final da Série B
Passando por uma grave crise financeira e técnica, o Grêmio iniciou 2005 na Série B do Campeonato Brasileiro, sob o risco até de declarar falência. Sem jogadores para começar o ano, o elenco gremista precisou ser formado através de muita criatividade e conhecimento de mercado.
Presidido por Paulo Odone, o Tricolor iniciou a temporada enfrentando muitas dificuldades, tendo que demitir o treinador uruguaio Hugo de León após os maus resultados. Para o seu lugar, o então diretor Mário Sérgio trouxe Mano Menezes, que dirigiu o Imortal em toda a Segunda Divisão.
Na primeira fase, o clube gaúcho demorou para engrenar, especialmente nas primeiras rodadas, quando ainda não possuía o plantel completo. Com a chegada de jogadores como Sandro Goiano, Alessandro, Marcelo Costa, Ricardinho, Marcel, Pereira, Domingos, Escalona e Lipatín, o Imortal finalmente pôde deslanchar no campeonato, terminando a etapa inicial na quarta colocação, com 35 pontos em 21 jogos.
Grêmio: mais uma etapa antes da Batalha dos Aflitos
Na segunda fase, que contou com duas chaves semifinais, o Imortal caiu em um grupo com Santo André, Santa Cruz e Avaí. Do outro lado, estavam Náutico, Portuguesa, Guarani e Marília, classificando-se os dois primeiros ao quadrangular final junto de Grêmio e Santa Cruz.
Para chegar à terceira fase (final), foi preciso começar a caminhada com vitórias contra Santo André (fora de casa), Avaí (duas vezes) e Santa Cruz, fazendo com que a última partida desta fase fosse mera decoração. Já classificado para o último quadrangular, o Grêmio enfrentou o Santo André há exatos 17 anos, no dia 14 de outubro de 2005, no Estádio Olímpico, na última partida da segunda fase.
Mesmo derrotado por 2 a 0, o Tricolor alcançou a sua classificação à etapa final da Série B 2005, em quadrangular que seria disputado contra Náutico, Santa Cruz e Portuguesa.