CampeonatoHistóriaJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

15 de dezembro na história: no Olímpico, Grêmio batia a Portuguesa e vencia o Brasileirão de 1996

O ano de 1996 foi um dos mais vitoriosos da história do Grêmio. Campeão do Gauchão e da Recopa Sul-Americana, o Tricolor ainda levantou a taça do Brasileirão daquela temporada, após uma dramática final contra a Portuguesa, de São Paulo.

No entanto, para chegar até o título brasileiro, o Imortal precisou fazer uma campanha de recuperação na competição nacional, conquistando importantes vitórias no caminho. Acabando no sexto lugar da primeira fase com 11 vitórias, cinco empates e sete derrotas, após 23 jogos, o Tricolor classificou-se para as quartas de final da competição nacional junto de Cruzeiro, Guarani, Palmeiras, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Goiás e Portuguesa.

Grêmio conquistou o Brasileiro em pleno Olímpico

Como sexto colocado, o clube gaúcho foi chaveado para enfrentar o grande Palmeiras patrocinado pela Parmalat, que acabou a fase classificatória em terceiro. Classificado no jogo da volta em São Paulo, o esquadrão tricolor enfrentou o Goiás na semifinal e partiu para enfrentar a Portuguesa na grande final.

Considerada a “queridinha” do Brasil, a equipe paulista tinha grandes nomes como Rodrigo Fabri, Zé Roberto, Capitão e Gallo, além de toda a torcida do país. No entanto, após um revés em São Paulo, o Grêmio garantiu o título diante de um 2 a 0 dramático, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, com um gol de Paulo Nunes no primeiro tempo e outro de Aílton no final da partida.

Ocorrido há exatos 26 anos, no dia 15 de dezembro de 1996, o jogo é considerado um dos maiores embates da história do Velho Casarão, que acolheu mais de 50 mil gremistas no jogo do bicampeonato brasileiro. Levantada pelo capitão Dinho, a taça do Campeonato Brasileiro agora dorme no museu da Arena, no Humaitá, esperando uma nova companheira.

Redação PG

Site gaúcho com as últimas notícias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Ao vivo, como assistir, próximos jogos, resultados, escalação, gols, mercado da bola, tabelas, estatísticas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo