Há 2 anos, Grêmio realizava sua última oitavas de Libertadores com show de Jean Pyerre
Após uma primeira fase em que tornou-se o primeiro e único ganhador na história de um GreNal válido pela Copa Libertadores da América, além de classificar-se em primeiro deixando o rival Inter em segundo, o Grêmio iniciou a fase de oitavas de final do torneio continental em 2020 enfrentando o Guarani, do Paraguai, no Defensores del Chaco.
Apesar de alguma dificuldade no ano, o Imortal impôs a sua força e com um show do meia Jean Pyerre fez uma boa vitória contra o time paraguaio por 2 a 0, há exatos dois anos, no dia 26 de novembro de 2020, na estreia da sua última oitavas de final disputada pela Libertadores. Com gols de Pepê e do próprio armador, o Tricolor levou uma boa vantagem para Porto Alegre, onde confirmou a sua classificação às quartas de final.
No entanto, mesmo com a boa campanha até aquele momento, o clube gaúcho acabou sendo eliminado pelo Santos em dois jogos de muita superioridade do time paulista, dando fim ao sonho do tetracampeonato da América pelo Grêmio.
Primeira fase opôs os rivais Grêmio e Inter
Classificados no Grupo E da Libertadores de 2020 juntos de América de Cali (COL) e Universidad Católica (CHI), Grêmio e Inter mediaram forças para definir qual time seria o superior no maior torneio do continente. Após empataram em 0 a 0 no GreNal do primeiro turno, na Arena, diante de muita briga e confusão, ambos os clubes ficaram praticamente empatados na fase de grupos.
Já no segundo confronto, pelo returno, válido pela 4ª rodada da competição, seria disputado o encaminhamento da classificação às oitavas de final, em um GreNal disputado no Beira-Rio. Apesar de jogar fora dos seus domínios, o Grêmio comprovou a sua maior tradição no principal torneio da América do Sul e derrotou o rival por 1 a 0, com um golaço de Pepê, no final do segundo tempo.
Com o triunfo, o Imortal assumiu a ponta do Grupo E, classificando-se em primeiro à frente do Inter com 11 pontos. Já o coirmão, segundo colocado, passou às oitavas de final com apenas 8 pontos na classificação.