CampeonatoHistóriaJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

Há 25 anos, Grêmio voltava ao palco da Batalha de La Plata pela última vez

O Grêmio sempre foi um clube acostumado a fazer épicos confrontos fora de casa. Estádios como Maracanã, Morumbi, Centenário, Atanasio Girardot, La Fortaleza e Olímpico de Tóquio sediaram grandes batalhas e conquistas do Imortal ao longo da história.

Além deles, um palco em especial está marcado para sempre no coração dos gremistas: o antigo Estádio Jorge Luis Hirschi, atualmente chamado de UNO, que pertence ao Estudiantes de La Plata, da Argentina. Recentemente reformada, a “cancha” recebeu o Tricolor em 1983, no triangular semifinal da Copa Libertadores da América, em partida conhecida como a “Batalha de La Plata”.

Na ocasião, Grêmio e Estudiantes protagonizaram um dos combates mais memoráveis da história da Libertadores, em um jogo cheio de expulsões, confusões e reviravoltas. Com o empate de 3 a 3, a equipe gremista pôde avançar a final do torneio continental daquela temporada, vindo a sagrar-se campeão da América pela primeira vez.

Curiosamente, o título da Libertadores deu direito ao Imortal de participar da antiga Supercopa da Libertadores, que reunia somente os campeões da principal competição sul-americana. Iniciado em 1988, o campeonato contou com a participação do escrete gremista em todas as edições, inclusive em 1997, quando o clube gaúcho deparou-se contra o Estudiantes pela última vez no palco da famosa batalha de 1983.

Sorteado no grupo 4 junto de Peñarol (URU), Atlético Nacional (COL) e do time argentino de La Plata, o Tricolor voltou ao Estádio Jorge Luis Hirschi no dia 3 de setembro de 1997, há exatos 25 anos, para enfrentar o Estudiantes pela segunda rodada da Supercopa.

Então campeão da Copa do Brasil, equipe do Grêmio foi eliminada do torneio sul-americano

Após a Libertadores de 1983, o Grêmio já havia retornado à famosa “cancha” em duas ocasiões: em 1989 e 1990, também pela Supercopa. Pela terceira e última vez, o Imortal entrou no estádio localizado em La Plata para confrontar o clube argentino, em um jogo que acabou sendo decisivo para a desclassificação do conjunto gremista.

Com nomes como Murilo, Arce, Rivarola, Zé Alcindo, o Tricolor de Porto Alegre ficou em um magro empate de 0 a 0 com o time da casa, dificultando o restante da sua campanha no certame continental.

Redação PG

Site gaúcho com as últimas notícias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Ao vivo, como assistir, próximos jogos, resultados, escalação, gols, mercado da bola, tabelas, estatísticas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo