HistóriaÚltimas Notícias do Grêmio

Há 28 anos, Grêmio dava passo importante pelo bi da América

Grêmio 1995 Libertadores
Imagem: Valdir Friolin / Agencia RBS

Grêmio liquidou o Atlético Nacional em Porto Alegre na ida da final da Libertadores

Há 28 anos, no dia 23 de agosto, o Grêmio protagonizou um dos momentos mais emblemáticos de sua história ao vencer o Atlético Nacional de Medellín/COL por 3 a 1, no Estádio Olímpico, no primeiro jogo da final da Copa Libertadores de 1995. Essa vitória épica encaminhou o caminho para a conquista do Bicampeonato da América.

Leia mais:

Romildo Bolzan de volta ao Grêmio? Entenda o novo movimento político do ex-presidente

Ganhou TUDO no Grêmio e agora vai jogar na Europa; saiba quem

Naquela noite memorável, o Imortal entrou em campo liderado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. O time, composto por nomes lendários como Danrlei, Arce, Paulo Nunes, e Jardel, demonstrou sua força desde o início da partida. Esse jogo é mais do que uma lembrança, é uma celebração da paixão e da dedicação de todos os que fazem parte da torcida tricolor. Para os gremistas, essa data permanece viva como um símbolo de orgulho e tradição.

O primeiro gol veio com uma ajudinha do destino, quando Marulanda, do Atlético, marcou contra aos 36 minutos de jogo. Jardel e Paulo Nunes ampliaram a vantagem com gols aos 43 minutos e aos 10 do segundo tempo, respectivamente. O Nacional descontou com Ángel aos 27 minutos da segunda etapa, mas o clube gaúcho segurou a vitória e a larga vantagem.

A vitória nesse jogo de ida foi fundamental para a conquista. Na partida de volta, disputada no Estádio Atanasio Girardot em Medellín, o Grêmio garantiu o título com um empate por 1 a 1, tornando-se bicampeão do torneio. Essa conquista histórica reafirmou o clube copeiro como um dos principais clubes da América do Sul e deixou uma marca indelével na memória de todos.

Ficha técnica – Grêmio 3 x 1 Atlético Nacional (COL)

  • Competição: Libertadores 1995 – Final (Ida)
  • Data e horário: 23/08/1995 às 21:45
  • Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre – RS
  • Público: 54.257 presentes
  • Gols: Marulanda (36′ 1ºT) (contra), Jardel (43′ 1ºT) e Paulo Nunes (10′ 2ºT) (GRE); Angel (27′ 2ºT) (ATL)

GrêmioDanrlei; Arce, Rivarola, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Arílson (Alexandre) e Carlos Miguel (Nildo); Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Felipão

Atlético NacionalHiguita; Santa, Marulanda, Foronda e Mosquera; Serna, Gutierrez, Pabón (Matamba) e Alexis Garcia; Angel e Arango. Técnico: Juan José Peláez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo