3 de novembro na história: com gols de Geromel e Rômulo, Grêmio ‘amassou’ o Inter no GreNal 422 em 2019
Além da conquista do Gauchão sobre o Inter de Odair Hellmann, o ano de 2019 do Grêmio ainda teve outra vitória imponente sobre o Colorado. Apesar de não conquistar um título de expressão na temporada, o Imortal levou vantagem nos GreNais disputados no ano, especialmente no duelo do segundo turno do Brasileirão, disputado há exatos três anos, na Arena.
Após ser eliminado pelo Flamengo de Jorge Jesus na semifinal da Copa Libertadores da América, o clube gaúcho precisou voltar às atenções ao campeonato nacional, que estava na sua reta final. Em um destes jogos finais, contra o Inter, no dia 3 de novembro de 2019, a equipe gremista não tomou conhecimento do Inter, então treinado por Zé Ricardo, e ganhou o clássico com facilidade, por 2 a 0, com gols de Pedro Geromel e Rômulo.
Com o resultado, a equipe de Renato Portaluppi rumou para garantir a vaga à Libertadores de 2020 de forma direta, sem precisar passar pela fase pré-eliminatória. Já o Colorado, que acabou o torneio nacional em oitavo, precisou enfrentar as fases preliminares da maior competição sul-americana.
Grêmio e Inter enfrentaram-se novamente pela Libertadores 2020
Curiosamente, no ano seguinte, em 2020, Grêmio e Inter encontraram-se na fase de grupos da Copa Libertadores, no grupo E, juntos de América de Cali (COL) e Universidad Católica (CHI). Enquanto o Tricolor entrou de forma direta, o Colorado precisou eliminar a Universidad Chile (CHI) e Tolima (COL) para garantir uma vaga no grupo.
No primeiro GreNal disputado pela Libertadores, no primeiro turno, na Arena, Grêmio e Inter empataram em 0 a 0, após muita briga e confusão. Já no segundo confronto, pelo returno, válido pela 4ª rodada da competição, o Imortal comprovou a sua maior tradição no principal torneio da América do Sul e derrotou o rival por 1 a 0, com um golaço de Pepê, no final do segundo tempo.