Há 33 anos, Grêmio conquistava a primeira Copa do Brasil da história
Um dos títulos mais emblemáticos da história do Grêmio foi a Copa do Brasil de 1989. Após dois jogos duríssimos contra o Sport Recife na final da competição nacional, o Tricolor acabou sagrando-se o primeiro campeão da história do campeonato, algo que ajudou a consolidar uma alma copeira no clube gaúcho.
Incentivado por mais de 60 mil pessoas no segundo jogo da decisão, no Olímpico Monumental, há exatos 33 anos, no dia 2 de setembro de 1989, o Grêmio recebeu a equipe pernambucana trazendo um importante empate de 0 a 0 da partida de ida, na Ilha do Retiro. Contando com nomes como Mazaropi, Edinho e Assis, o time treinado por Cláudio Duarte conquistou o torneio nacional com uma vitória de 2 a 1, com um gol salvador de Cuca no início do segundo tempo.
Com a taça, o Imortal iniciou a sua jornada para tornar-se o maior Rei de Copas brasileiro, sendo o primeiro clube do país a conquistar o pentacampeonato da competição, em 2016.
Grêmio na Copa do Brasil 1989: campanha foi marcada por uma histórica goleada
Apesar da imensa dificuldade encontrada na grande decisão, o clube gaúcho classificou-se na semifinal do certame com um agregado geral de incríveis 8 a 3 sobre o Flamengo, em uma das eliminatórias mais fáceis que o escrete gremista já enfrentou em todos os tempos.
Tendo empatado a primeira partida do mata-mata por 2 a 2, no Rio de Janeiro, em pleno Maracanã lotado, bastava ao conjunto gremista o empate de 0 a 0 ou 1 a 1 para classificar-se à finalíssima contra o Sport. Entretanto, o que se viu na partida de volta foi um dos maiores massacres da história do Olímpico Monumental, com o Imortal Tricolor goleando o Flamengo pelo placar de 6 a 1.
Com gols de Cuca (2), Paulo Egídio (2), Almir e Assis, o Tricolor não deu chances para o Urubu respirar, marcando cinco gols em sequência antes do desconto do time carioca. Apoiado por mais de 46 mil gremistas, a equipe treinada por Cláudio Duarte conseguiu a classificação contra um esquadrão flamenguista formado por estrelas como Júnior Baiano, Leonardo, Júnior e Zinho.