Há 41 anos, Grêmio vencia a Seleção Salvadorenha de virada
O ano de 1981 reservou ao Tricolor o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, conquistado sobre o São Paulo, no Morumbi. No entanto, outro jogo curioso marcou a vencedora temporada do Grêmio: uma partida contra a Seleção Salvadorenha, pela Copa El Salvador del Mundo daquele ano.
Depois de ganhar o Brasileirão no dia 3 de maio, o Tricolor foi convidado para participar do torneio amistoso iniciado no dia 2 de agosto, em El Salvador. Na primeira partida da competição, o selecionado local venceu por 2 a 1 o Vitória de Setúbal, de Portugal. O triangular ainda contava com a presença do Grêmio, que estreou no dia 4 goleando por 5 a 0 o clube português. Vale ressaltar que todos os jogos desta copa foram realizados no Estádio Cuscatlán, em San Salvador, capital de El Salvador.
Grêmio x Seleção Salvadorenha: duelo contra o selecionado local decidiu o campeão
Disputada no dia 6 de agosto, há exatos 41 anos, a última partida do campeonato decidiria o campeão do torneio, ficando o título com o vencedor do confronto entre a Seleção Salvadorenha e o Grêmio. Treinado por Ênio Andrade, comandante recém-campeão brasileiro pelo clube gaúcho, o Imortal Tricolor venceu o jogo por um placar de 3 a 2, em uma virada memorável.
Com gols de Newmar, Baltazar e Vilson Taddei, o então dono do Brasil mostrou sua força e ficou com o título da Copa El Salvador del Mundo de 1981.
Temporada acabou com a perda do Gauchão
Após o encerramento do torneio em El Salvador, o Grêmio rumou à Honduras para realizar mais um exótico amistoso: contra a Seleção de Tegucigalpa, no Estádio Nacional da cidade. Com uma goleada de 7 a 1, o Imortal pôde concentrar as suas forças na disputa do Campeonato Gaúcho, que havia começado em junho e seria retomado em setembro.
Entretanto, diante de um octogonal final muito disputado, o Tricolor acabaria ficando sem o título estadual de 1981, que foi conquistado pelo Inter com apenas um ponto de vantagem sobre o Grêmio.
Um Comentário