Há 43 anos, Grêmio batia o São Paulo em prévia da final do Brasileirão
Um prelúdio do que aconteceria mais tarde na decisão do Campeonato Brasileiro
Grêmio x São Paulo em uma partida que foi prelúdio do título do Brasileirão
Há exatos 43 anos, no dia 21 de março de 1981, o Grêmio vencia o São Paulo no Estádio Olímpico Monumental. A partida foi válida pela 4ª rodada da segunda fase do Grupo I do Brasileirão daquele ano, sendo uma prévia da final da competição nacional do mesmo ano, entre os mesmos dois clubes.
Para um público de mais de 28 mil pessoas no Velho Casarão, o Tricolor venceu a equipe paulistana por 1 a 0. O gol veio somente no segundo tempo, aos 25 minutos, em cabeça elástica do ‘Artilheiro de Deus’, o centroavante Baltazar, com ajuda da falha do goleiro Toinho.
Algo interesse em relação a esse confronto é que mais tarde, na decisão do Brasileirão de 81, voltaram a se enfrentar. Na época, o Campeonato Brasileiro tinha um formato diferente do atual, com fase de grupos e mata-mata, ao invés dos pontos corridos.
Leia mais:
Após seis meses na luta contra um tumor, ex-Grêmio poderá voltar aos gramados
Leila Pereira dá forte declaração sobre Robinho e Daniel Alves: “semente do crime”
Grêmio campeão diante do São Paulo com o apoio dos céus
No jogo de ida da decisão, em Porto Alegre, o Imortal venceu o rival por 2 a 1 de virada, com dois gols de Paulo Isidoro. A bola na rede do SP foi anotada pelo centroavante Serginho Chulapa. Vale lembrar que, no momento em que o jogo estava 0 a 0, Baltazar errou um pênalti, dizendo no pós-jogo que, Deus estava reservando algo melhor para ele.
E assim o fez, visto que o atacante foi o autor do gol do título gremista, no jogo de volta, no Estádio Morumbi. Em duelo bem disputado, para mais de 95 mil torcedores na casa do São Paulo, o Grêmio venceu com gol de Baltazar na metade da etapa complementar. E um golaço, após finalização certeira do camisa nove no ângulo do goleiro Waldir Peres, com o Tricolor Gaúcho ganhando o jogo e se sagrando campeão brasileiro pela primeira vez em sua história.
Imagem destaque: Reprodução/Twitter/GFBPA
Um Comentário