Há 46 anos, Grêmio iniciava temporada que entraria para a história
O Grêmio entrou no ano de 1977 decidido a reconquistar a hegemonia do Campeonato Gaúcho. Obcecado pelo título estadual, o ex-presidente Hélio Dourado, então mandatário do Tricolor à época, trouxe nomes como Telê Santana, André Catimba e Oberdan, que compuseram um dos melhores times da história do clube.
Como segundo compromisso do ano, o Imortal enfrentou o Caxias há exatos 46 anos, no dia 22 de janeiro de 1977, curiosamente o mesmo adversário do Grêmio neste sábado (21). Apesar do empate em 0 a 0, o amistoso contra o time da Serra Gaúcha serviu para botar em campo jogadores como Ancheta e Oberdan, que formariam uma das melhores zagas da história do clube.
No decorrer do ano, o movimento de contratações realizadas por Hélio Dourado deu certo, já que o Imortal ficou com a taça do Gauchão daquele ano após ganhar quatro GreNais durante a campanha do título. Em um deles, inclusive, ocorreu o gol mais rápido da história do clássico, marcado no dia 14 de agosto de 1977. Válido pela oitava rodada do primeiro turno do decagonal final da competição estadual, o confronto seria importante para decidir os finalistas do campeonato.
Título gaúcho do Grêmio veio através de André Catimba
Na grande decisão do Gauchão daquela temporada, marcada para o Estádio Olímpico, o Grêmio precisava de uma vitória simples para ser campeão. Empurrado por mais de 57 mil torcedores, o Imortal chegou ao triunfo com um gol lendário do centroavante André Catimba, aos 42 minutos.
Na comemoração, Catimba deu um salto épico, que entrou para a eternidade do clube gaúcho. Após a vitória de 1 a 0, os milhares de torcedores invadiram o campo do Velho Casarão para comemorar o título com os inesquecíveis heróis de 77.