Últimas Notícias do GrêmioEspeciaisJogadores

5 curiosidades sobre Gessy, lenda do Grêmio nas décadas de 50 e 60

A lista de 10 maiores artilheiros da história do Grêmio conta com um jogador que eternizou seu nome no Clube entre as décadas de 50 e 60. Gessy Lima chegou diretamente da fronteira com o Uruguai e a Argentina para se destacar com a camisa do Imortal.

Um dos maiores artilheiros da história, Gessy se tornou lenda do Grêmio por conta de seus feitos. Entre eles, o goleador calou a torcida do Boca Juniors em La Bombonera, empilhando títulos e gols.

Início em Uruguaiana

Nascido em 4 de 24 de setembro de 1935, o atleta iniciou sua carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951, já sendo titular em 1954. Na sequência, o ponta de lança defendeu o Ferro Carril, time da mesma cidade. Em 1995, foi contratado pelo Imortal Tricolor e, já no ano seguinte, era o camisa 8 da equipe.

4 gols sobre o Boca Juniors em La Bombonera

Com a camisa do Tricolor, Gessy acumulou títulos, vencendo 11 campeonatos entre 1956 e 1962. Um dos feitos marcantes aconteceu na noite do dia 25 de fevereiro de 1959. Na ocasião, um dia após ser aprovado no vestibular de Odontologia, o atacante entrou em campo contra o Boca Juniors e, em plena La Bombonera, em Buenos Aires, marcou os quatro gols da goleada gremista por 4 a 1.

Convocação para a Seleção Brasileira Gaúcha

Com o grande aproveitamento com a camisa do Grêmio, o jogador foi convocado para a Seleção Brasileira Gaúcha, que disputou o III Campeonato Pan-Americano, em 1960. A equipe retornou da Costa Rica, país-sede do torneio, com o vice-campeonato – o título acabou ficando com a Argentina.

Terceiro maior artilheiro do Grêmio

Durante sua longa e exitosa passagem por Porto Alegre, a lenda do Tricolor Gaúcho se destacou pelos gols marcados. De acordo com números da GremioPédia, Gessy anotou 208 gols em 302 jogos, sendo o terceiro maior artilheiro da história do Clube, atrás apenas de Alcindo e Tarciso.

Aposentadoria na Portuguesa

Após sua longa passagem pelo clube gaúcho, o então atleta se transferiu para a Portuguesa, no ano de 1961, atuando pela equipe paulista até 1963. Após se aposentar dos gramados, o ídolo gremista seguiu a carreira de dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo