5 curiosidades sobre Nathan, novo reforço contratado pelo Grêmio
O meio-campista Nathan foi apresentado nesta semana como novo reforço do Grêmio para a disputa da temporada de 2023. Após atuar pelo Fluminense no ano passado, o jogador, atualmente com 27 anos, retornou ao Atlético-MG, onde não encontrou espaço. Em busca de uma afirmação na carreira, ele assinou contrato de três temporadas com o Tricolor.
Para conhecer um pouco mais do novo jogador do Imortal, o Portal do Gremista conta curiosidades sobre a carreira de Nathan.
Teste no Grêmio na infância
Antes de fechar com o Grêmio em 2023, Nathan por pouco não atuou na base do Clube. Natural de Blumenau, em Santa Catarina, o jogador fez testes no Tricolor, mas optou por fechar com o Athletico-PR. Ele mesmo explicou a situação durante a coletiva de apresentação.
“Fiz teste no Grêmio quando era pequeno, mas acabamos optando pelo Athletico pela proximidade de casa naquele momento”, contou.
Imbróglio no Athletico e venda para Europa
Depois de estrear profissionalmente em 2014, Nathan se desvinculou do Athletico no ano seguinte após uma batalha judicial. Enquanto o Furacão desejava a renovação automática do contrato por dois anos, o estafe do jogador não topava as condições. Em meio ao imbróglio, o meia foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra, que pagou 7 milhões de euros (cerca de R$ 22,9 milhões, na cotação da época).
Empréstimos a clubes europeus
Em maio de 2015, Nathan assinou contrato de cinco temporadas com o Chelsea, mas nunca chegou a vestir a camisa da equipe inglesa. O brasileiro foi repassado imediatamente ao Vitesse, da Holanda, onde acumulou 51 jogos em duas temporadas, conquistando a Copa da Holanda da temporada 2016/17. Na sequência, foi cedido ao Amiens, da França, e ao Belensenses, de Portugal.
Retorno ao futebol brasileiro
Já em julho de 2018, o jogador fechou com o Atlético-MG, inicialmente por empréstimo de um ano, assinando em definitivo, por quatro temporadas, em julho de 2020. No Galo, ele acumulou 120 atuações e 14 gols marcados. No ano passado, em janeiro, o meia foi cedido ao Fluminense, onde somou 38 jogos com o técnico Fernando Diniz, sendo 13 como titular, com três gols e duas assistências.
Seleção Brasileira
O novo reforço do Grêmio acumulou passagens pela base da Seleção Brasileira, atuando pelos times sub-17 e sub-20. Em 2013, Nathan foi destaque na Copa do Mundo sub-17, disputado em Abu Dhabi, com cinco gols e cinco assistências. Já em 2015, ele disputou o Sul-Americano sub-20.