JogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

5 curiosidades sobre Tcheco, ídolo e referência do Grêmio nos anos 2000

O ex-meio-campista Tcheco marcou época com a camisa do Grêmio nos anos 2000. Referência técnica da equipe que conquistou o bicampeonato estadual e bateu na trave tanto na Libertadores quanto no Campeonato Brasileiro, o ex-jogador tem muita história para contar. Atualmente, ele desempenha o papel de treinador e foi anunciado pelo Caxias para a disputa da Série D do Brasileirão.

Relembre agora curiosidades sobre a carreira de Tcheco!

Destaque em clube pequeno do Paraná

Natural de Curitiba, Tcheco foi revelado pelo Paraná, mas acabou dispensado após receber poucas oportunidades. O grande destaque no início da carreira foi pelo Malutrom, entre 1998 e 2002. Em meio às disputas de Campeonato Paranaense e Copa Sul-Minas, o meio-campista despertou o interesse de grandes equipes do país.

Brilho no Coritiba

Em maio de 2002, Tcheco desembarcou no Coritiba e, desde muito cedo, se caracterizou pela regularidade técnica. No ano seguinte, ajudou o Coxa a conquistar, de forma invicta, o Estadual. Ainda em 2003, foi de suma importância para o Clube garantir o 5º lugar no Brasileirão e se classificar para a Libertadores.

Glórias no Mundo Árabe

A única experiência de Tcheco no exterior foi pelo Mundo Árabe, onde ele colocou uma lista de taças no armário com a camisa do Al-Ittihad. Entre 2003 e parte de 2005, o meia conquistou duas edições da Liga dos Campeões da AFC, uma Premier League da Arábia Saudita, uma Supercopa do Egito, uma Copa da Coroa do Príncipe e ainda a Arab Champions League.

Identificação e grande passagem pelo Grêmio

No início de 2005, Tcheco voltou ao Brasil para atuar pelo Santos. No entanto, não teve sucesso e retornou ao clube árabe. Em 2006, ele acertou com o Tricolor e não demorou nada para se tornar o camisa 10, capitão e uma das grandes referências da equipe.

Em 2006 e 2007, o Imortal faturou o bi do Campeonato Gaúcho. No ano de 2007, a equipe treinada na época por Mano Menezes ainda fez grande campanha na Libertadores, perdendo para o Boca Juniors, na final. Já em 2008, Tcheco precisou voltar ao Al-Ittihad, mas ficou apenas até junho, retornando ao Grêmio na sequência. Naquela temporada, o time foi vice-campeão do Brasileirão. Com a camisa gremista, o ex-meia disputou 180 partidas e marcou 44 gols.

Retorno e aposentadoria no Coritiba

Após sua segunda passagem pelo Tricolor, Tcheco foi contratado pelo Corinthians para a disputa da Libertadores de 2010. AInda naquele ano, em setembro, retornou ao Coritiba, vencendo mais duas vezes o Paranaense e Série B do Brasileirão. Após o vice da Copa do Brasil, em 2012, ele anunciou de vez sua aposentadoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo