5 destaques do Grêmio na Copinha
O sonho da conquista inédita da Copinha ficou para a próxima. Com uma campanha inconsistente dentro de campo, o Grêmio foi eliminado da competição, na última sexta-feira (15), logo no segundo mata-mata da disputa. No entanto, alguns atletas tiveram um bom destaque e merecem ressalvas.
Confira os 5 destaques do Grêmio na Copinha
Entre todos os atletas que estiveram em campo pelo Tricolor na Copa São Paulo, os cinco jovens a seguir foram peças-chave no esquema montado por Luís Eduardo. Além de se destacarem de forma individual, mostraram que podem ter sequência no Imortal ao longo do ano.
Lucas Kawan | lateral-direito
Escolhido por duas vezes como o melhor em campo durante a campanha do Tricolor na competição, o lateral-direito Lucas Kawan não poderia ficar de fora.
Apesar da pouca idade, o jovem de 18 anos já possui uma boa bagagem e isso lhe ajudou na Copinha. Em 2021, o atleta foi Campeão Brasileiro de Aspirantes e titular absoluto do time sub-20.
Na Copinha, o ala teve uma exibição muito destacável no duelo de estreia contra o Mixto-MT. Mesmo com o gramado e as condições climáticas desfavorecendo o bom futebol do time, Lucas Kawan se sobressaiu e conseguiu ser agudo no ataque, conceder assistência precisa para o gol de Kauan Kelvin e ser firme na marcação.
Nas demais partidas, o lateral seguiu como uma válvula de escape pelo lado do campo, muitas vezes realizando uma boa dobradinha com Rubens. Lucas Kawan é um ala de boa presença ofensiva, passes precisos e inteligência para atuar na última linha, mas também de boas virtudes na fase defensiva.
Em tese, não seria nenhum equivoco ou susto vê-lo compondo o grupo principal em breve.
Gabriel Silva | meio-campista
Entre os diversos bons nomes da equipe, o meia Gabriel Silva talvez tenha sido o que mais surpreendeu. Apesar de ter feito um bom 2021, o meio-campista não era cogitado como um dos protagonistas, mas ele surpreendeu e foi peça fundamental.
Além da boa visão de jogo e drible curto para clarear as jogadas, o atleta, de 19 anos, mostrou maturidade ao acelerar as jogadas quando foi necessário. Outra boa característica acentuada do jogador é o chute de fora da área. Mesmo não anotando nenhum tento na disputa, ele tentou diversas vezes e foi barrado pelos arqueiros e as traves adversárias.
Nas primeiras partidas, o jovem teve um papel primordial no time. Com um sistema tático que, em tese, não protege muito a defesa, o meia vinha ajudar a tirar as linhas de passe do adversário, bem como buscar o jogo em uma zona menos congestionada.
O camisa 10 pode não subir de imediato para o grupo principal, mas é bom ficar de olho, pois tende a crescer muito de produção quando encarar níveis de exigência mais elevados.
Kauan Kelvin | atacante
Kauan Kelvin foi a sensação do Tricolor na competição. Mesmo em uma campanha sem muito brilho coletivo, o guri foi a principal figura ofensiva do escrete, e já virou frisson entre os torcedores que acompanham a gurizada.
Além da inteligência para atuar como segundo atacante, a ocupação de espaço, velocidade nos movimentos e muita facilidade para fazer gols estão entre os bons atributos do guri de apenas 16 anos.
É muito cedo para rotular o status de Kauan Kelvin, pois ele irá oscilar algumas vezes. Entretanto, o mais jovem do elenco surpreendeu a todos. Na partida de estreia contra o Mixto, ele estufou as redes de cabeça. No jogo seguinte, o jovem balançou o barbante com muito oportunismo. Contra o Santa Cruz, Kauan Kelvin deu uma assistência e voltou a marcar, mostrando muita consciência e tranquilidade em campo.
O atacante é uma das joias da base do Tricolor e, mesmo que já esteja sendo pedido no grupo principal, provavelmente ele irá compor time de transição e a equipe sub-20 antes dar o salto para o profissional.
Rubens | Meia-atacante
O atleta, de 18 anos, era um dos nomes mais falados antes da competição. Isso se deve ao bom 2021 que realizou, onde foi o artilheiro do time sub-20 no Brasileiro da categoria com sete gols marcados.
Por outro lado, seu início da Copinha foi abaixo, mas teve uma grande evolução nos últimos jogos.
Contra Mixto, Rubens teve uma boa movimentação, mostrou qualidade, mas sem volume de jogo. No entanto, contra o Castanhal já esboçou uma certa melhora e, mesmo de fora do terceiro jogo contra o XV de Jaú, seguiu crescendo e foi o melhor em campo contra o Santa Cruz.
O jovem, que costuma atuar pelo lado direito do ataque, é um daqueles extremas que jogam com a bola próxima ao corpo e trocam de direção com muita facilidade. Diante do time Coral, Rubens mostrou isso, mas faltou o gol. Inclusive, o meia-atacante teve quatro grandes chances de marcar, mas lhe faltou pontaria.
Já no último duelo, contra o Novorizontino, o jovem voltou a atuar com um bom volume de jogo. Entretanto, o técnico Luís Eduardo tirou o atleta de campo em seu melhor momento na partida.
Vitória pessoal, drible curto, arremates de fora da área e muita movimentação pelos lados são características que fazem parte do repertorio de Rubens, que deve migrar para o Grupo de Transição neste ano.
Gustavo Martins | Zagueiro
Geralmente os jogadores mais agudos chamam a atenção em algumas listas, mas nesta não podemos esquecer da boa Copa São Paulo que Gustavo Martins realizou.
Com um bom prestigio interno no Grêmio, o defensor, de 19 anos, mostrou que pode, em uma eventual necessidade ou desejo, ingressar ao plantel profissional. Em todas as partidas que esteve em campo, o atleta foi lucido na saída de bola e muito preciso nas interceptações.
Apesar da falta de velocidade para acompanhar alguns homens de frentes, Gustavo Martins mostrou um bom poder de recuperação por baixo.
O gol marcado contra o Castanhal coroou um bom desempenho na competição, talvez o seu melhor em toda a disputa.
Menções honrosas do Grêmio na Copinha
Além destes cinco destaques, mais dois atletas precisam ser lembrados. O lateral-esquerdo Cuiabano, que chegou na competição como um dos principais jogadores do time, teve altos e baixos, mas foi o destaque da equipe na derrota para o Novorizontino.
Outro que precisa ser mencionado é o goleiro Thiago Beltrame, que realizou grandes defesas e, na maioria das vezes que foi exigido, deu conta do recado.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Renan Jardim / Grêmio