5 destaques do Grêmio na temporada 2022
A temporada de 2023 já está batendo na porta do Grêmio e a expectativa é por um bom ano após o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2022, o Tricolor sofreu aquém do esperado pela torcida na segunda divisão, mas alguns destaques individuais conseguiram chamar a atenção.
1) Pedro Geromel
O zagueiro parece ficar melhor e jogar mais a cada ano que passa. Em 2022, mesmo aos 37 anos, Pedro Geromel foi um dos jogadores mais regulares do elenco e esteve em campo 46 vezes, todas elas como titular e vestindo a braçadeira de capitão. No mês de agosto, após cumprir uma meta de jogadores estabelecida em contrato, o defensor renovou seu vínculo com o Imortal até o fim de 2023 e deve se aposentar em Porto Alegre.
2) Bitello
O jovem meio-campista foi uma das grandes afirmações do Grêmio na temporada. Promovido ao elenco profissional no início do ano, Bitello não se intimidou e, logo de cara, foi eleito o craque do Gauchão, com direito a um golaço de fora da área na vitória por 3 a 0 sobre o rival Internacional, na semifinal. Recordista de atuações do elenco, com 48, sendo 42 como titular, ele terminou com 10 gols e três assistências.
3) Villasanti
O volante paraguaio não costuma aparecer muito na mídia, mas foi peça-chave no esquema tático do Grêmio em 2022. Mesmo com as constantes convocações para sua seleção nacional, Villasanti foi o quarto jogador que mais atuou com a camisa tricolor no ano, acumulando 43 jogos, com dois gols marcados e duas assistências distribuídas no período.
4) Diego Souza
Vai ano, vem ano, e Diego Souza segue como artilheiro do Grêmio quando o mês de dezembro chega. Mesmo sofrendo com muitos problemas físicos e com a balança, o centroavante acumulou 19 gols, além de cinco assistências, em 42 partidas. Depois de atuar no sacrifício e ser liberado assim que o acesso antecipado à Série A foi confirmado para tratar de uma hérnia inguinal, o medalhão renovou seu contrato para a próxima temporada.
5) Biel
Aposta do ex-técnico Roger Machado, o meia-atacante chegou por empréstimo do Fluminense e assumiu a responsabilidade de substituir Ferreira, que passou a maior parte de 2022 lesionado. Com muita habilidade nos dribles e destaque em jogadas de velocidade, Biel acumulou 33 partidas, com cinco gols e seis assistências. Apesar das grandes atuações, ele não permanecerá em 2023. A diretoria não chegou a um acordo para adquirir os direitos econômicos junto ao Fluminense.