5 destaques do Grêmio na primeira fase da Copa FGF
Após realizar uma jornada consistente e de poucas oscilações, o Grupo de Transição do Grêmio conquistou sua vaga para a próxima fase da Copa FGF com uma rodada de antecedência. Com a vitória por 5 a 1 sobre o 12 Horas, a equipe cravou um lugar na etapa seguinte e diante do São José-POA confirmou a melhor campanha do Grupo C. Entretanto, muitos atletas colaboraram para que a equipe atingisse essa marca, confira a seguir alguns bons destaques.
Confira 5 destaques do Grêmio ao longo da primeira fase da Copa FGF
O artilheiro da equipe
Quando se fala em artilharia, instintivamente pensamos em um centroavante de área, daqueles com um grande faro de gol. No entanto, o goleador desta equipe na competição atua um pouco mais atrás. O meia-atacante Rafael Barbosa, de 21 anos, foi um dos principais destaques do time nas rodadas iniciais em muitos sentidos.
Além das assistências, que fazem parte da sua posição/função em campo, o jovem foi às redes por 7 vezes ao longo desta primeira fase, sendo primordial na arrancada da equipe. Entretanto, devido a uma oscilação e partidas a baixo do seu nível, o atleta perdeu espaço e nas duas últimas partidas foi opção no banco de suplentes.
Defesa sólida
Rafael Costa, Heitor e Emanuel fazem parte do Grupo de Transição do Grêmio e formam um trio de zaga de respeito, mas nenhum deles foi tão linear quanto Alison Calegari, titular em toda a campanha da primeira fase.
O defensor, de 20 anos, atuou tanto na linha de três zagueiros nas primeiras rodadas quanto no sistema defensivo tradicional, formado por uma linha de quatro. Bom no jogo aéreo ofensivo e defensivo, Calegari salvou o Tricolor em alguns momentos e, de quebra, anotou dois gols na primeira fase da Copa FGF.
Equilíbrio pelo lado do campo
Com as constantes participações na equipe de Transição que estava na disputa do Brasileirão de Aspirantes, o lateral/zagueiro Ericson atuou em poucas partidas desta primeira fase, mas conseguiu ser um dos grandes destaques positivos do time.
Além da imposição física, o jogador atuou como ala direito quando o técnico Cesar Lopes optou por uma formação com três zagueiros e se saiu muito bem. Passadas algumas rodadas, e com expoentes importantes do grupo voltando aos poucos para a equipe, Ericson passou a jogar como lateral-direito e assumiu a posição, criando jogadas incisivas pelo lado e sendo combativo na marcação, o ala trouxe equilíbrio para o lado direito gremista.
As boas atuações coroaram o atleta com um belo gol até aqui na competição.
Saída de bola qualificada do Grêmio na Copa FGF
Como de costume em todas as categorias do clube, os volantes têm um papel primordial na saída de bola, e isso Jhonata Varela vem realizando muito bem. Aos 21 anos, o meio-campista, que também havia tido um grande destaque ao longo do Brasileirão de Aspirantes, voltou a atuar pelo Grêmio na Copa FGF nas últimas rodadas e não saiu mais do time.
Ao lado de Gazão, outro bom volante gremista, Varela trouxe a equipe maior versatilidade no toque de bola. Com lançamentos de longa distância, viradas de jogo constantes, o jogador foi determinante na melhora do Tricolor neste setor do campo.
Entretanto, o atleta tem no chute de fora da área uma de suas grandes armas ofensivas, e isso ficou muito claro no hat-trick marcado contra o Riopardense, quando o atleta fez dois golaços de média distância.
Versatilidade no ataque
Wesley, Juan Christian e Guilherme Beléa atuam muito pelos lados do campo e aproveitam ao máximo suas características que envolvem velocidade e habilidade no 1×1. No entanto, o atacante Émerson, de 19 anos, merece um destaque extra por cumprir essa e outras funções.
No início da campanha, atacante atuou mais centralizado, como um centroavante de referência, mas que vez ou outra, caia pelos lados para gerar dúvida na defesa adversária. Com a entrada de Kevin, do Sub-20, no time de Transição, o atacante passou a ocupar uma das extremas.
Por vezes na direita, em outros momentos pela esquerda, Émerson buscou se sobressair pelos lados realizando jogadas em alta velocidade, e teve sucesso. Mesmo com as constantes mudanças de função, o atleta é o segundo artilheiro da equipe, com 6 gols marcados.
Menções de destaque no time do Grêmio na Copa FGF
Além dos principais destaques, outros atletas vêm performando em um bom nível. Na meta gremista, apesar das mudanças constantes, o que mais chama a atenção é o goleiro Hugo. O arqueiro, de 20 anos, traz consigo muita segurança, reflexo e percepção de espaço. Na última rodada da primeira fase, o jovem foi importante para vitória gremista frente ao Zequinha.
O volante Gazão é outro jogador que vem sendo importante na equipe. Mesmo não aparecendo muito para o torcedor, o meio-campista é quem faz o trabalho de cobertura por ambos os lados e arrasta o time para o campo de ataque.
Já no ataque, o nome da vez é o do colombiano Kevin, de 19 anos. O centroavante, que atuou com a equipe Sub-20 no Brasileirão da categoria nesta temporada, subiu para o Grupo de Transição após a promoção de Elias Manoel para a equipe principal, e vem dando conta do recado. Como homem de área, o jovem tem a missão de fazer gols e já foi às redes por seis vezes nos cinco jogos disputados.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Grêmio Oficial