Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoEspeciais

5 Erros de arbitragem que beneficiaram o Inter que mesmo assim perdeu o Brasileirão 2020

Em um Campeonato Brasileiro cheios de erros de arbitragem, muitos lances foram debatidos e geraram polêmicas. A conturbada temporada de 2020 abriu margem para discussão sobre as decisões tomadas pela comissão de arbitragem. Os debates acalorados sobre a interferência nas decisões de campo dos árbitros de vídeo teve seu desempenho questionado em diversos momentos.

É provável que você também goste:

Confira a escalação oficial do Grêmio para enfrentar o Palmeiras

Grêmio e Palmeiras vivem momento semelhante antes da final

Comparativo dos times mostra quem leva a melhor entre Grêmio e Palmeiras

Com a intenção de reduzir os erros nos jogos de futebol, a utilização do VAR foi implementada recentemente para atenuar as injustiças cometidas nas partidas e levar mais transparência para os gramados. No entanto, as controvérsias intromissões levam mais dúvidas do que certezas, dependendo das circunstâncias. As constantes distorções da ingerência externa – ou simplesmente sua completa omissão apenas revela o baixo nível técnico dos árbitros brasileiros.

Com esse cenário, alguns torcedores do nosso rival Internacional justificam a perda do título brasileiro pelos erros de arbitragem. Porém, alguns lances emblemáticos foram selecionados para contrapor essa narrativa. Jogos Importantes sofreram a interferência do VAR que beneficiaram o atual vice-campeão brasileiro.

5 Erros de arbitragem que beneficiaram o Inter no Brasileirão 2020

Internacional 2×0 Santos

A segunda rodada do Campeonato Brasileiro já começou marcada por polêmicas da arbitragem na partida. Em grande jogada de ataque do Santos, Kaio Jorge recebe cruzamento livre na área. O atacante do peixe domina a bola no peito e se prepara para o chute, quando o goleiro Marcelo Lomba saiu para dividir a bola com o mesmo. No contato, o goleiro colorado toca na bola, que resvala sem intenção na mão do atacante santista, e entra no gol. O árbitro de campo considerou o gol legal, no entanto, o VAR solicitou revisão e o juiz acabou anulando o gol da equipe paulista.

Botafogo 0x2 Internacional

Em jogo válido pela sexta rodada do brasileirão, o Inter venceu um cambaleante Botafogo no Rio de Janeiro em partida muito polêmica. Com dois gols anulados pela VAR, a equipe carioca sucumbiu na partida. A justificativa de um dos gols anulados, marcados pelo atacante Nazário, foi de que ainda no meio campo o jogador Babi cometeu falta em Patrick. O árbitro não considerou infração num primeiro momento e deixou a jogada seguir, porém, a interferência do árbitro de vídeo que interpretou a dividida entre os jogadores como falta. Sendo o futebol um jogo de contato físico, o contato dentro de campo é algo normal, desde que não seja alguma entrada violenta.

Internacional 2×2 Flamengo

Foi um jogo eletrizante no estádio Beira-Rio que marcou a 18° rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol marcado no último minuto por Everton Riberio, a equipe carioca saiu de campo reclamando de um pênalti a seu favor que não foi marcado. Em um cruzamento para a área colorada, o zagueiro Cuesta pula com os braços abertos e corta a bola com a mão, afastando uma bola que poderia resultar em chances de gol para o time adversário. No entanto, o árbitro de vídeo sequer revisou o lance.

Internacional 2×1 Grêmio

O clássico válido pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro, foi um jogo recheado de polêmicas. Embora nenhum dos times tenha demostrado superioridade durante a partida, à equipe colorada alcançou uma vitória de virada com dois lances que geram debates até hoje.

O pênalti de cartilha não marcado para Grêmio já nos acréscimos foi preponderante para o resultado final da partida. Pior, na sequência da penalidade sonegada, o árbitro marcou m pênalti duvidoso. Com o braço perto do corpo, a bola bate no ombro do zagueiro Kannemann e resvala para suas mãos de maneira não intencional. O zagueiro ainda tenta levar os braços para trás, porém, o VAR corroborou com a duvidosa decisão do árbitro em campo.

Vasco 0x2 Internacional

Válido pela 36° rodada do brasileirão, o lance em questão talvez seja o mais polêmico desses citados anteriormente e o desfecho pode resultar em impugnação da partida. No primeiro gol irregular de Rodrigo Dourado, o VAR não consegue traçar as linhas no campo que deixem claro o impedimento na jogada. A justificativa da confusão foi de que o equipamento não estava calibrado para identificar a irregularidade.

As transcrições dos áudios revelados essa semana mostram que foi cometido um erro bizarro a favor da decisão tomada entre o juiz em campo e os árbitros de vídeo. Diante do prejuízo ocasionado pela falha da comissão de arbitragem, o Vasco decidiu entrar com um pedido de anulação da partida no STJD e as consequências ainda são incertas.

Erros de arbitragem prejudicaram o campeonato

Poderia citar aqui, o jogo do Internacional contra o Bragantino, onde o árbitro da partida marcou um pênalti em que a bola bate primeiro na barriga do jogador do clube paulista, e depois nos braços que estão rentes ao corpo, com o juiz assinalando a infração, não seguindo o que está escrito na regra.

Foi um Campeonato Brasileiro cheio de erros de arbitragem que afetaram todos os clubes que participaram da competição. Em vários lances no decorrer do ano o Internacional foi beneficiado, porém, também tiveram prejuízos. A questão sobre a arbitragem brasileira é reflexo do baixo nível técnico, não sobre uma conspiração contra determinados clubes. Portanto, a solução para evitar erros em lances cruciais é oferecer treinamento e instruções adequadas para os árbitro brasileiros.

Enfim, gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Roberto Salatino

Jornalista com alma azul celeste. Fanático por futebol e pelo Grêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo