Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Há 51 anos da primeira vitória do Grêmio no Campeonato Nacional de Clubes, o antigo Brasileirão

Tendo participado do Campeonato Brasileiro desde a sua primeira edição, em 1959, sob o nome de Taça Brasil, o Grêmio marcou presença no primeiro Campeonato Nacional de Clubes (1971), competição que, antes da unificação dos títulos nacionais, era tida como o marco inicial do Brasileirão.

Naquela época, “Campeonato Nacional de Clubes” foi o nome oficial utilizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) para designar as competições de 1971 à 1974 que dariam o título de campeão nacional. Nos anos seguintes, o torneio passou a ser denominado oficialmente de Copa Brasil, até a sua reformulação com a fundação da CBF, em meados de 1980.

Até o início da década de 1970, o Imortal já havia atuado em quase todas as Taças Brasil realizadas — por ser o grande vencedor do Gauchão à época —, e na totalidade das edições do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, um percursor do campeonato de 1971.

Estreia do Grêmio com goleada em solo paulista

Já na primeira rodada do Campeonato Nacional de Clubes de 1971, o Tricolor enfrentou uma pedreira fora de casa: o São Paulo, no dia 7 de agosto daquele ano, há exatos 51 anos. Treinado por Otto Glória, o Grêmio de Loivo, Valdir Espinosa e Everaldo não tomou conhecimento da equipe paulista e aplicou um sonoro 3 a 0 em pleno Morumbi, com gols do argentino Scotta (2) e de Flecha.

Curiosamente, a partida ganha pelo Imortal foi o primeiro confronto do torneio — e consequentemente o primeiro embate da história da competição. Assim, além da primeira vitória, o Tricolor também assinalou o primeiro gol de todos os tempos do Campeonato Nacional de Clubes, pelos pés do atacante Néstor Leonel Scotta, aos 10 minutos do primeiro tempo.

Ao final da temporada, o Atlético-MG seria consagrado como o grande campeão da disputa nacional. Treinado pelo lendário mestre Telê Santana, o Galo ficou em primeiro lugar em um triangular final disputado contra São Paulo e Botafogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo