Memórias do penta: Há 7 anos, Grêmio foi ‘cascudo’ e garantiu vaga na final da Copa do Brasil
Em 2016, Grêmio garantiu vaga na decisão da Copa do Brasil
O Grêmio relembra, nesta quinta-feira (2), um dos grandes jogos de sua história recente. Há exatos 7 anos, no dia 2 de novembro de 2016, o Tricolor Gaúcho carimbou sua presença na grande decisão da Copa do Brasil. A classificação foi garantida em casa, em duelo contra o Cruzeiro.
Leia mais:
Pênalti marcado em Coritiba x Grêmio gera debate na web
Números de Villasanti em Coritiba x Grêmio vão te deixar em choque; confira
A partida de ida da Copa do Brasil de 2016 foi realizada no dia 26 de outubro, no Estádio Mineirão. Mesmo atuando longe de casa e enfrentando um estádio lotado para apoiar o Cabuloso, o Imortal não se intimidou.
Logo aos 19 minutos da primeira etapa, Luan marcou um golaço para abrir o placar. O camisa 7 recebe a bola na entrada da área e, com um lindo toque por cobertura, mandou a bola no ângulo, longe do alcance do goleiro adversário.
O segundo gol saiu aos 16 minutos do segundo tempo. Em um contra-ataque rápido, Douglas foi lançado por Ramiro e, de perna direita, finalizou rasteiro e cruzado para balançar as redes.
Com o 2 a 0 acumulado no primeiro duelo, o Grêmio recebeu o Cruzeiro para a segunda partida em sua Arena, em Porto Alegre, diante de 52.363 torcedores. Em um duelo muito disputado, com boas chances de gols para ambos os lados, o placar não saiu do 0 a 0 e confirmou a classificação gaúcha para a decisão.
No dia 2 de novembro de 2016, há 7 anos, o Grêmio empatava sem gols com o Cruzeiro, na Arena, e conquistava a vaga na final da Copa do Brasil que culminaria com o Pentacampeonato da competição. No jogo de ida, o Tricolor havia vencido por 2 a 0, no Mineirão. pic.twitter.com/dToZ4iNVOz
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 2, 2023
Na grande final, o Grêmio teve pela frente um outro time mineiro, o Atlético-MG, e repetiu o cenário da semifinal para conquistar o título. Na partida da ida, no Mineirão, Pedro Rocha, duas vezes, e Everton Cebolinha garantiram a vitória por 3 a 1 – Gabriel descontou para o Galo. No jogo da volta, na Arena, Miller Bolaños balançou as redes para o Tricolor e nem mesmo gol do meio de campo marcado por Cazares impediu a torcida de comemorar o penta.
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação