7 curiosidades sobre a carreira de Borges, ex-atacante do Grêmio
O ex-centroavante Humberlito Borges Teixeira, conhecido popularmente como Borges, teve uma carreira de muitos feitos no futebol brasileiro, passando por grandes times e conquistando uma série de títulos. Goleador por onde atuou, o ex-jogador vestiu a camisa do Grêmio no início da última década e acumulou bons números.
Relembre curiosidades sobre o ex-jogador do Imortal!
1) Destaque no Paraná
Natural de Salvador, na Bahia, Borges iniciou sua carreira no futebol paranaense, defendendo o Arapongas. Na sequência, passou por Inter de Bebedouro-SP e Jataiense-GO até chegar ao São Caetano. Antes de seu primeiro destaque nacional, ele ainda atuou por Paysandu e União São João-SP. Em 2005, o ex-centroavante chegou ao Paraná e conseguiu muito destaque, sendo o 4º maior artilheiro do Brasileiro com 19 gols, apenas três abaixo de Romário
2) Curta passagem pelo Japão
Com o destaque no Paraná, o atacante acabou negociado com o Vegalta Sendai, da Japão. A passagem pela Ásia durou pouco, mas o suficiente para o brasileiro marcar 23 gols em 36 partidas e terminar como artilheiro da J. League da Segunda Divisão, em 2006.
3) Gol (irregular) em disputa de título entre São Paulo e Grêmio
Contratado pelo São Paulo em 2007, Borges se destacou muito durante a conquista do Brasileirão de 2008. Na última rodada, diante do Goiás, em meio à disputa pelo título entre o Clube Paulista e o Tricolor Gaúcho, ele marcou o gol da vitória sobre o Goiás (em condição irregular, em impedimento não flagrado pelo bandeirinha).
4) Conquista estadual pelo Grêmio
Após deixar o futebol paulista, o atleta acertou com o Grêmio e foi apresentado em janeiro de 2010 ao lado de Leandro, William e Maurício. Com o manto tricolor, o centroavante disputou 55 partidas entre 2010 e 2011 e anotou 32 gols, conquistando o Campeonato Gaúcho e a Taça Fronteira Paz, em 2010, e a Taça Piratini, já em 2011.
5) Artilharia e nova conquista pelo Santos
Em maio de 2011, o jogador foi negociado com o Santos e estreou com o pé direito, marcando dois gols em vitória contra o Avaí. Por ter jogado pelo Grêmio, o centroavante não pôde ajudar o Peixe na conquista da Libertadores. Artilheiro do Brasileirão de 2011 com 23 gols em 29 jogos, ele se sagrou campeão paulista em 2012, mas perdeu a titularidade para Alan Kardec e acabou saindo da Vila Belmiro.
6) Bi-campeão nacional no Cruzeiro
Sem espaço em SP, ele fechou com o Cruzeiro e, após uma lesão em 2012, ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Brasileiro duas vezes seguidas. Na reta final da carreira, o avante atuou pela Ponte Preta e pendurou as chuteiras sendo campeão mineiro pelo América-MG, com direito a assistência para o gol do título, contra o Atlético-MG.
7) Oportunidade única na Seleção Brasileira
A boa fase no Santos levou Borges a ter sua primeira e única oportunidade pela Seleção Brasileira. Em setembro de 2011, ele foi convocado para a disputa do segundo contra a Argentina pelo Superclássico das Américas. O centroavante, inclusive, foi titular na partida, que terminou com vitória amarelinha por 2 a 0, com gols de Neymar e Lucas Moura.