Últimas Notícias do GrêmioJogadores

7 curiosidades sobre Richard “El Chengue” Morales, ex-centroavante do Grêmio

A grande sensação do Grêmio neste início da temporada de 2023 é Luis Suárez. O uruguaio já vem provando toda sua qualidade e marcando gols com o camisa do Tricolor. O início da passagem por Porto Alegre já é muito melhor do que um compatriota. Entre 2008 e 2009, Richard “El Chengue” Morales atuou pelo Imortal e não deixou saudades na torcida.

Relembre curiosidades sobre a carreira do GRANDE centroavante (só pela altura, que é de 1,96m).

1) Apelido curioso

O apelido que acompanhou o jogador uruguaio ao longo de toda a carreira vem desde a infância. A alcunha “El Chengue” veio do nome de uma ovelha negra criada por seu pai no Uruguai.

2) Início em clubes pequenos do Uruguai

A primeira equipe profissional de Morales foi o Clube Atlético Platense, de Montevidéu, em 1996. Logo na sequência, entre 1997 e 1999, ele conseguiu se destacar pelo pequeno Club Atlético Basáñez, chamando a atenção do gigante Nacional – atualmente, tanto Platense quanto Basáñez disputam a terceira divisão do futebol uruguaio.

3) Passagem de títulos pelo Nacional

Em seu primeiro grande clube na carreira, o centroavante conseguiu grandes números e troféus. De 1999 até 2002, Morales marcou 44 gols em 88 jogos pelo Nacional, ajudando o Bolso a vencer três títulos do Campeonato Uruguaio na sequência, em 2000, 2001 e 2002.

4) Gol em Copa do Mundo no currículo

Com o destaque alcançado no país, o atacante foi convocado pelo técnico Victor Púa para a disputa da Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. A Celeste Olímpica não passou da primeira fase, mas Morales teve a oportunidade de disputar dois jogos e até mesmo de marcar um gol, que aconteceu no empate em 3 a 3 com Senegal, na última rodada.

5) Experiência na Europa

Após disputara o Mundial, o uruguaio foi contratado pelo Málaga, da Espanha, onde anotou 11 gols em 50 partidas de 2002 até 2005. Logo na sequência, ele seguiu em solo espanhol defendendo o Málaga, mas não conseguiu sucesso, com apenas duas bolas nas redes em 42 atuações.

6) Retorno ao Nacional e ida descartada ao Flamengo

Em 2007, Morales voltou à sua terra natal para defender, mais uma vez, o Nacional e ficou próximo de acertar com o Flamengo. No ano, pouco antes de se mudar para o Rio de Janeiro, o centroavante desistiu do acordo por conta de um atentado à bomba na Gávea, que aconteceu dias antes de seu embarque para o Brasil.

7) Um gol pelo Grêmio e reta final de carreira

Sem acerto com o Flamengo, Morales chegou ao Grêmio em agosto de 2008, com contrato até julho do ano seguinte. O centroavante chegou a pagar a multa rescisória para quebrar seu contrato com o Nacional, que ainda tinha mais duas temporadas de duração. O único gol pelo Tricolor foi marcado em 8 de outubro de 2008, em vitória contra o Santos.

Em 2009, ele estava cotado para disputar a Libertadores, mas foi dispensado no fim de janeiro após ficar sem espaço. Contratado pela LDU, ele disputou apenas três partidas e ficou dois meses sem vínculo com nenhuma equipe por dois meses, até julho daquele ano, quando fechou com o Fénix, do Uruguai, sua última equipe, onde realizou cinco jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo