7 curiosidades sobre Ênio Andrade, ex-treinador do Grêmio
Um dos treinadores mais célebres do Rio Grande do Sul, Ênio Andrade tem a sua imagem marcada na história do Grêmio. Pelo Tricolor, viveu grandes momentos e conquistas na sua carreira.
7 curiosidades sobre Ênio Andrade
1. Início de carreira como jogador no São José-RS:
Natural de Porto Alegre, Ênio Andrade iniciou a sua carreira como atleta profissional em 1949, no São José, equipe tradicional da cidade.
2. Integrante do Renner no título gaúcho de 1954:
A grande surpresa do futebol gaúcho nos anos 1950 foi o título do Renner em 1954, então inédito na competição. O jovem meia foi campeão do campeonato estadual e do campeão do II Campeonato Pan-americano de Futebol, realizado no México.
3. Primeira passagem como treinador do Grêmio:
A primeira passagem de Ênio como treinador do Grêmio foi em 1975, época em que o Tricolor sofria com o bom momento do rival. Foi discreta a passagem e sem conquistas.
4. Comandante no primeiro título brasileiro em 1981:
Já em 1981, o treinador gaúcho foi construtor da base de uma das equipes mais vitoriosas do Grêmio e que foi pela primeira vez campeã brasileira na final disputada contra o São Paulo.
5. Entre os 10 com mais jogos pelo Tricolor:
A imagem do treinador é extremamente atrelada e importante na história do clube gaúcho. Além de ser o técnico a conquistar a primeira competição nacional, está entre os 10 com mais jogos, 204 no total.
6. Surpresa no Maracanã com o Coritiba:
No Brasileirão de 1985, Ênio Andrade comandava a equipe do Coritiba e surpreendeu o país na final contra o Bangu, no Maracanã. O Coxa venceu nos pênaltis e levou o seu primeiro troféu nacional para casa.
7. Título sul-americano pelo Cruzeiro:
A primeira conquista continental do saudoso técnico foi em 1991, pelo Cruzeiro de Minas Gerais. A competição era a Supercopa Sul-Americana, que reunia todos os clubes que haviam sido campeões da Libertadores da América.