7 curiosidades sobre o lateral-direito Pará, ex-jogador do Grêmio
O lateral Marcos Rogério Ricci Lopes, conhecido popularmente como Pará, teve uma longa passagem pelo Grêmio nos primeiros anos da última década. Entre 2012 e 2015, o defensor vestiu o manto do Tricolor e, entre altos e baixos, acumulou 170 partidas. Ele também teve passagens por outras grandes equipes e, em 2023, caminha para o fim de sua carreira no futebol paulista.
1) Início no Santo André com título surpreendente
O primeiro clube da carreira do defensor foi o Santo André. Depois de iniciar sua carreira na equipe em 2003, ele faz parte do time que surpreendeu o país no ano seguinte, vencendo a Copa do Brasil para cima do Flamengo com direito a vitória pelo placar de 2 a 0 em pleno Maracanã.
2) Títulos no Santos
Após quatro temporadas no Santo André, Pará foi contratado pelo Santos, em 2008, e se destacou pela versatilidade, atuando em mais de uma posição. Ao lado de grandes jogadores, como Paulo Henrique Ganso e Neymar, o lateral se sagrou campeão de uma série de títulos, como, principalmente, a Copa do Brasil, em 2010, e a Copa Libertadores da América, 2011.
3) Vaga de titular e um único gol pelo Grêmio
Em 2012, Pará chegou ao Imortal sob a desconfiança da torcida, mas não demorou para roubar a vaga de titular, superando a concorrência de Gabriel e Edilson. Com boas atuações, ele chegou a ser comprado em definitivo junto ao Santos. O único gol de Pará pelo Clube foi em uma cobrança de falta, em vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, pelo Brasileirão 2013.
4) Conquistas no Flamengo
No início de janeiro de 2015, em um acordo que envolveu uma dívida antiga, Pará chegou ao Flamengo por empréstimo e com salário bancados pelo Grêmio. Contratado para substituir o experiente Léo Moura, que ainda estava no elenco, ele conviveu muito com a desconfiança da torcida.
O defensor permaneceu no Flamengo por quatro temporadas, fazendo parte de títulos importantes, como a Libertadores e o Brasileirão, em 2019.
5) Anúncio no Cruzeiro, mas…
Após deixar o Flamengo, Pará teve uma nova passagem pelo Santos. Já no início de dezembro de 2021, o ala foi anunciado como reforço do Cruzeiro. No entanto, o lateral não permaneceu no Clube, alegando a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo, que havia pedido sua contratação. Na sequência, ele assinou a rescisão contratual com a Raposa.
6) Rebaixamento com o Brusque
Sem acerto com o Cruzeiro, o lateralfechou com o Brusque para a temporada de 2022 e foi adversário do Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro. O lateral, no entanto, não teve sucesso na equipe catarinense e acabou rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro.
7) Chegada à Portuguesa
No dia 8 de dezembro de 2022, o defensor foi anunciado como novo reforço da Portuguesa. De volta à elite do Campeonato Paulista em 2023 após oito temporadas, a Lusa contratou alguns medalhões conhecidos do futebol brasileiro. Além do jogador, chegaram ao Clube o goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense), o zagueiro Victor Ramos (ex-Vitória) e o meia Lucas Venuto (ex-Santos).