HistóriaJogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

7 curiosidades sobre Paulo Roberto, ex-lateral do Grêmio

O lateral Paulo Roberto marcou seu nome na história do Grêmio no início da década de 80. Revelado para o mundo do futebol no Imortal, ele atuou entre 1981 e 1983 na equipe e conquistou alguns dos títulos mais importantes da história do clube.

7 curiosidades sobre Paulo Roberto

O defensor esteve presença nas conquistas do Campeonato Brasileiro, em 81, e da Libertadores e do Mundial em 1983.

1) Início em clube pequeno do interior

A carreira de Paulo Roberto começou no interior do Rio Grande do Sul. Antes de desembarcar no Grêmio, o lateral viveu os primeiros passos no Tamoio Futebol Clube, uma equipe de futebol amador da cidade de Viamão, que fica na região metropolitana da capital Porto Alegre.

2) Títulos em rivais cariocas

Depois de deixar o Tricolor, Paulo Roberto teve uma passagem pelo São Paulo, antes de chegar ao futebol do Rio de Janeiro, onde colocou mais faixas no peito. Com a camisa do Vasco, foi bicampeão carioca em 1987 e 1988. No ano seguinte, se mudou diretamente para o Botafogo e voltou a levantar a taça do Estadual em 1990.

3) História no futebol mineiro

Após passar pelo Botafogo, Paulo Roberto se transferiu para o Cruzeiro e não parou de conquistar títulos importantes. Em 1992, ganhou a Supercopa Libertadores e o Campeonato Mineiro. Em 1993, faturou a Copa do Brasil. Já em 1994, foi mais uma vez campeão estadual.

Em 1996, o lateral voltou à Belo Horizonte após passar pelo Corinthians para defender o Atlético-MG. Pelo Galo, o defensor voltou a subir no lugar mais alto do pódio no Mineiro.

4) Passagem pela Seleção Brasileira

Pela Seleção Brasileira de Futebol, Paulo Roberto atuou sete vezes. Participou do vice-campeonato da Copa América de 1983, quando jogou contra a Argentina (24 ago.), o Paraguai (semifinal, 13 out.) e o Uruguai (final, 04 nov.).

Em junho de 1989, foi novamente convocado e participou de quatro amistosos na Europa: Suécia (dia 16), Dinamarca (dia 18), Suíça (dia 21) e Milan (dia 22).

5) Recordista em clubes de expressão no Brasil

Durante a carreira, Paulo Roberto se tornou um dos jogadores a atuar por mais clubes de massa no Brasil, com 9 times diferentes, entre os 12 considerados grandes, no currículo: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Santos, São Paulo e Vasco. O feito foi igualado por Diego Souza, em 2019, quando este chegou à equipe celeste de Belo Horizonte.

6) Passagem pelo Paraguai

Na reta final de sua carreira, em 1998, Paulo Roberto passou pelo Cerro Porteño, do Paraguai, no ano de 1998, após deixar o Fluminense. Em 2000, ele pendurou as chuteiras no Canoas-RS.

7) Pai de atacante com passagem pelo Grêmio

O ex-jogador voltou a ter uma ligação forte com o Grêmio neste século. Entre 2017 e 2018, Lucas Poletto, filho de Paulo Roberto, teve passagem pelo Tricolor. No entanto, ele não foi adquirido em definitivo pela diretoria e acabou saindo rumo ao futebol da Grécia, onde defendeu Apollon Larissa, Xanthi e Levadiakos. Em 2022, ele foi contratado pelo Criciúma e disputou 16 partidas na temporada, sem marcar gol.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo