7 curiosidades sobre Ailton, herói do Grêmio nos anos 90
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Herói do título nacional gremista em 1996, Ailton garantiu lugar especial na história do Grêmio. Em 17 anos de carreira como jogador, o ex-meia atuou grande parte do tempo em equipes do Rio de Janeiro. Ele pendurou as chuteiras em 2002 e é o atual assistente técnico do Fluminense.
7 curiosidades sobre Ailton
1. Início no Flamengo:
O meia Ailton surgiu nas categorias de base do Olaria, equipe tradicional do Rio de Janeiro. Ele foi contratado pelo Flamengo em 1985, pela equipe carioca, Ailton conquistou o maior número de títulos na carreira. Ele foi atleta do Mengão até 1991.
2. Título da Copa do Brasil em 1990:
Em 1990, penúltimo ano de Ailton no Flamengo, o elenco da equipe carioca contava com grandes ídolos, como Zico, Andrade e Zinho. Ao lados destes craques, o meia conquistou a Copa do Brasil daquele ano, primeira do Mengão na história.
3. Decisivo no Fluminense:
Após deixar o Flamengo, Ailton teve breve passagem pelo Guarani de Campinas e pelo futebol japonês até acertar com o Fluminense. pelo Tricolor Carioca, o meio foi o autor da jogada que culminou no gol de barriga Renato Gaúcho no título do Campeonato Carioca de 1995.
4. Herói do Grêmio em 1996:
Em 1996, o Grêmio já havia vencido o estadual, porém, foi desclassificado das disputas da Copa do Brasil e Libertadores. Ailton era jogador do Grêmio e durante quase toda a temporada foi reserva. Ele entrou na segunda partida da final do Campeonato brasileiro de 96, quando o Grêmio precisava de um gol para ser campeão. A estrela de Ailton brilhou e marcou o gol do título gremista.
5. Mais um título estadual no RJ:
Em 1997, já com status de jogador decisivo, o meia assinou com outro clube do Rio de Janeiro, desta vez foi o Botafogo. Na sua passagem pelo Glorioso, trabalhou com o técnico Joel Santana e mais uma vez na carreira conquistou o Campeonato Carioca.
6. Pendurou as chuteiras em 2002:
Depois do título conquistado no Botafogo, em 1997, Ailton teve passagem por diversos clubes brasileiros, como Ponte Preta, Madureira, Remo e Paraná. O jogador pendurou as chuteiras no ano de 2002, aos 36 anos. Ele atuava pelo Uberlândia, de Minas Gerais.
7. Carreira como treinador do ex-Grêmio:
A carreira de Ailton como treinador começou em 2007, no América-RJ. Ele havia sido auxiliar técnico de Jorginho no ano anterior, conquistando uma vaga na Copa do Brasil após classificação no estadual. Treinou diversas equipes de menor expressão e desde 2019 é assistente técnico do Fluminense.