7 curiosidades sobre Baltazar, herói do Grêmio no título brasileiro de 1981
O atacante Baltazar foi um dos jogadores mais importantes na história do Grêmio. Ele foi responsável pelo gol que deu o primeiro título nacional para o clube gaúcho. Sua história no Tricolor é reconhecida e sempre lembrada por grande parte dos torcedores.
7 curiosidades sobre Baltazar
1) Início no futebol goiano
Natural de Goiânia, o atacante Baltazar deu os seus primeiros passos no futebol a partir da equipe do Atlético Goianiense. Pelo Dragão, o então jovem jogador se sagrou artilheiro do Campeonato Goiano de 1978, o que lhe rendeu o acesso de grandes clubes.
2) Chegada ao Grêmio em 1979
Em 1979, o Imortal contratou aquele que seria um dos seus jogadores mais importantes. Vindo direto do futebol goiano, Baltazar estreou pelo Tricolor em partida do gauchão daquele ano, contra o Riograndense de Santa Maria.
3) Primeiro título pelo Tricolor
No mesmo ano em que foi contratado pelo clube gaúcho, o jovem atacante conquistou o seu primeiro título como jogador profissional, o Campeonato Gaúcho, vencido em cima do maior rival Inter.
4) Herói do Brasileirão de 1981
Já passados dois anos de sua chegada, Baltazar já era artilheiro da equipe gremista quando as decisões do Brasileirão de 1981 chegaram. Ele marcou em pleno Estádio Morumbi, o gol da vitória e do título do Tricolor naquele ano.
5) Religião no esporte
Por suas frequentes referências ao cristianuismo, o atacante foi carinhosamente apelidado de Artilheiro de Deus pela torcida gremista. Ele foi um dos primeiros jogadores de futebol do país a se declarar atleta de cristo.
6) Entre os 10 maiores artilheiros do Imortal
Com 131 gols marcados, o jogador está na lista dos 10 maiores artilheiros do clube gaúcho. Ele é reconhecido pela torcida como um dos jogadores mais importantes do período de ascensão do Tricolor no início dos anos 1980.
7) 3º maior artilheiro do clube no Campeonato Espanhol
Já se encaminhando para o final da carreira, Baltazar atuou pelo Atlético de Madrid, da Espanha. Artilheiro nato, sua passagem na Espanha não poderia ser diferente. Anotou muitos gols e na temporada 1988-89 marcou 35 no Campeonato Espanhol, se tornando o terceiro maior goleador da competição.