JogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

7 curiosidades sobre Iturbe, novo reforço do Grêmio para 2023

Iturbe Grêmio
Imagem: Gustavo Langer/ Portal do Gremista

Curiosidades sobre Iturbe, novo reforço do Grêmio

O Grêmio apresentou nesta semana seu mais novo reforço para a sequência da temporada de 2023. O meia-atacante argentino naturalizado paraguaio Juan Maunuel Iturbe chegou ao Tricolor após passagem pelo Aris FC, da Grécia. O jogador, de 30 anos, que acumula passagens pelo futebol europeu, assinou contrato até dezembro, com opção de renovação por mais uma temporada.

Leia mais:

AO VIVO: assista a Central de Transferências do Grêmio no Portal do Gremista

Estreia profissional aos 16 anos

Nascido em Buenos Aires, mas filho de pais paraguaios, país onde foi criado, Iturbe iniciou carreira no Cerro Porteño. Chamando atenção desde muito novo por conta de sua qualidade, o atacante foi logo promovido e estreou como profissional aos 16 anos.

“Novo Messi”

Diante das ótimas aparições quando ainda jovem, o meia-atacante foi convencido por Julio Grondona, ex-presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), a atuar pela seleção de seu país natal. Desde a base, ele teve que lidar com muitas comparações com Lionel Messi, que já brilhava no Barcelona. Em 2011, Iturbe foi destaque da Argentina no Sul-Americano Sub-20.

Venda para a Europa

Pouco depois de marcar um golaço em um torneio sub-20 contra a Seleção Brasileira, Iturbe foi negociado pelo Cerro Porteño com o Porto, de Portugal, que topou abrir os cofres e pagar 4 milhões de euros.

Passagem apagada pela Argentina

Sem espaço no futebol português, o meia-atacante acabou cedido para o River Plate, onde não conseguiu muito destaque em sua única experiência atuando em seu país de origem. O ‘peso’ de ser comparado com Messi acabou influenciando na passagem aquém do esperado do jogador do Imortal pelo Monumental de Núñez.

Destaque no futebol europeu e negócio milionário

Após a passagem pelo River Plate, Iturbe voltou com tudo para a Europa. Entre 2013 e 2014, o jogador chamou a atenção com a camisa do Hellas Verona, marcando oito gols e distribuindo cinco assistências. O sucesso fez a Roma abrir os cofres, em julho de 2014, e pagar 35 milhões de euros para contratar Iturbe. Apesar da grade expectativa, o rendimento ficou aquém do esperado e ele marcou só cinco gols em 68 jogos. Entre as temporadas 2015/16 e 2017/18, o paraguaio acabou emprestado para Bournemouth (Inglaterra), Torino (Itália) e Tijuana (México).

México, Grécia e Grêmio

Após o término de seu vínculo com a Roma, Iturbe seguiu no futebol mexicano para defender o Pumas, onde marcou 12 gols em 93 jogos ao longo de duas temporadas. Já em 2021, assinou contrato com o Aris FC, da Grécia, acumulando 8 gols em 77 partidas. Livre no mercado da bola após o término de seu contrato com os gregos, em junho, o paraguaio topou a oferta para defender o Tricolor Gaúcho e já vem trabalhando sob o comando do técnico Renato Portaluppi.

Seleção Paraguaia

No ano de 2016, Iturbe foi convocado pela primeira vez para defender o Paraguai. O responsável por convencer o meia-atacante a defender a seleção foi Ramón Diáz, que já havia sido seu treinador no River Plate. Mesmo com a confiança do comandante, o jogador não teve muito sucesso com a camisa paraguaia e não conseguiu balançar as redes. Ele não é convocado desde 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo