Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

7 curiosidades sobre Renato Portaluppi, maior ídolo da história do Grêmio

Ídolo máximo do Tricolor marcou história no clube como técnico e jogador

0

- Publicidade -

Renato Portaluppi é, sem dúvida nenhuma, o maior ídolo da história do Grêmio. É bem verdade que o eterno camisa 7 não esteja no topo da artilharia máxima do Tricolor, mas seus grandes feitos em campo, como os gols na final do Mundial de Clubes de 1983, falam por si só. 

Como treinador, foi o arquiteto de um período muito vencedor do Grêmio. Copa do Brasil, Libertadores, campeonatos estaduais e o bom futebol em campo transformaram Renato Portaluppi em uma lenda.

- Publicidade -

Confira 7 curiosidades sobre Renato Portaluppi

1. Demorou dois anos para ganhar destaque no Grêmio:

Renato chegou ao Grêmio em 1980, aos 17 anos de idade. No entanto, teve início discreto e demorou quase 2 anos para se firmar na equipe titular do Tricolor. Marcou seu primeiro gol como profissional apenas em 25 de julho de 1982, na vitória por 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo, pelo Gauchão.

2. Autor dos dois gols do Grêmio no título mundial:

- Publicidade -

Portaluppi começou a escrever a sua história como ídolo gremista na disputa da Copa Intercontinental de 1983, que era disputada entre o campeão sul-americano e o campeão europeu. Marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha, e voltou para Porto Alegre com status de herói.

3. Jogou pelo Tricolor por 45 minutos em 1995:

Em 1995, quando o Grêmio vivia uma das suas melhores fases e era comandado pelo técnico Felipão, disputou a Copa dos Campeões Mundiais, que envolvia quatro campeões mundiais do Brasil. Para isso, Renato voltou para disputar o torneio e atuou contra o Flamengo, durante 45 minutos. A partida terminou com vitória gremista por 2 a 0 e Renato deu uma assistência.

4. Da zona de rebaixamento ao G4 em 2010:

Em 2010, Renato já era um treinador prestigiado e deixou o Bahia para substituir Silas no comando técnico do Grêmio. Quando chegou, o Tricolor estava brigando contra o rebaixamento no Brasileirão, e a partir disso, começou um salto rumo a zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Contudo, Poraluppi deixou a equipe em 4º lugar.

5. Tirou o Grêmio de um jejum de títulos de 15 anos:

O Grêmio sofria com um constante jejum de títulos de expressão e era motivo de piada por parte dos rivais. Entretanto, em 2016, Roger Machado deixou o Tricolor em meio a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil. Renato foi contratado para assumir o comando técnico e acabou conquistando o pentacampeonato com o Imortal naquele ano, tirando o Grêmio da fila de espera por títulos.

6. Único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e técnico:

Renato Portaluppi carrega um feito inédito e exclusivo no futebol nacional, ele é o único brasileiro a vencer a Copa Libertadores da América como jogador e treinador, as duas conquistas com o Grêmio. Como jogador, foi campeão em 1983. Já como treinador, levou o Grêmio ao tricampeonato do torneio em 2017, o que reforçou ainda mais a sua imagem como ídolo. 

7. Técnico brasileiro com mais vitórias na Libertadores:

Quando o assunto é Libertadores da América, Renato é especialista. Renato disputou 83 partidas na competição desde o início da sua carreira como treinador e obteve 50 vitórias, tornando-se o treinador brasileiro com mais vitórias na maior competição das Américas. Além disso, está entre os cinco treinadores com mais vitórias no quadro geral, de diversas nacionalidades.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Lucas Uebel/ Grêmio

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

script async type='text/javascript' src='//s.clickiocdn.com/t/221287/360_light.js'>
GRÊMIO GARANTE 5 REPRESENTANTES DO TIME CONFIRA AS DICAS E PALPITES PARA CRB X GRÊMIO NA SÉRIE B VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GRÊMIO PARA TER UM DIA BEM INFORMADO CRB NUNCA CONQUISTOU UMA VITÓRIA SOBRE O TRICOLOR GAÚCHO TORCIDA DO GRÊMIO SE ANIMA APÓS GOLEADA NO OPERÁRIO