Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

A primeira casa do Grêmio: Estádio da Baixada (1904 – 1954)

0

- Publicidade -

O Grêmio foi fundado em 15 de setembro de 1903, e somente no ano seguinte teve de fato uma casa para chamar de sua. Em 1904, foi inaugurado o Estádio da Baixada, o primeiro estádio do Rio Grande do Sul. 

O primeiro estádio do Grêmio foi importante para a projeção do clube no cenário gaúcho e nacional. O Fortim da Baixada, como era conhecido, foi construído em 1904. Fruto de uma empreitada do primeiro presidente do clube Carlos Luiz Bohrer, teve o apoio da prefeitura de Porto Alegre.

- Publicidade -

Ali se estabeleceu a estrutura do clube, ali o Grêmio se agigantou. O Estádio da Baixada foi palco de partidas emblemáticas, além de ter como protagonistas jogadores como Eurico Lara e Foguinho. Foi utilizado pelo tricolor até a mudança para o Estádio Olímpico, em 1954.

Curiosidades sobre o primeiro estádio do Grêmio (Estádio da Baixada)

fortim da baixada
Imagem: Reprodução/Portal do Gremista

A estruturação do Estádio da Baixada

O primeiro pavilhão do Estádio da Baixada foi construído em 1912, possibilitando o assentamento de um número maior de torcedores. O segundo pavilhão veio somente em 1918, tornando-se mais tarde a sede administrativa do Grêmio.

Existe um monumento em Porto Alegre, entre a Rua Mostardeiro e a Avenida Goethe, simbolizando o local onde foi o Fortim da Baixada. O monumento faz referência ao primeiro pavilhão do estádio, inaugurado em 1912.

O primeiro Grenal: Vitória do Grêmio pelo placar de 10 a 0

Aconteceu no Estádio da Baixada o primeiro e fatídico Grenal, onde o Grêmio venceu o recém-fundado Sport Club Internacional pelo placar de 10 a 0. Fato que acentuou e deu impulso para uma rivalidade que viria a fazer história. O clássico Grenal é um dos maiores derbys do Brasil, atraindo a atenção de torcedores do mundo todo.

- Publicidade -

Pioneirismo em estádios no Rio Grande do Sul

O clube mais velho do estado é o Sport Club Rio Grande, fundado em 1900. Construiu o seu estádio somente no ano de 1905, fato que fez do Estádio Fortim da Baixada o primeiro estádio de futebol do Rio Grande do Sul. 

Títulos do Grêmio conquistados no Fortim da Baixada

Curiosamente, o Grêmio conquistou apenas dois títulos do Campeonato Gaúcho no Estádio da Baixada. Foram os dois primeiros títulos gremistas da competição, em 1921 e 1922. Por mais que o Fortim da Baixada tenha sido a fortaleza tricolor durante cinquenta anos, a década de 40 foi complicada para o Grêmio, devido ao domínio do Internacional no Campeonato Gaúcho. Alguns títulos colorados da época foram conquistados no próprio Estádio da Baixada.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Portal do Gremista

- Publicidade -

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais