Adriel é ouvido e caso de racismo contra o goleiro do Grêmio ganha novo capítulo
A procuradoria do TJD-RS ouviu, nesta última terça-feira (8), o depoimento do goleiro Adriel, do Grêmio, e de mais três pessoas sobre a denúncia de racismo no duelo contra o Brasil-Pel. De acordo com a GZH, o próximo passo será a marcação de um julgamento. O centroavante Elias Manoel e o lateral-esquerdo Cuiabano testemunharam no caso.
O caso de ofensas racistas aconteceu no último dia 29, quando o Tricolor empatou com a equipe Xavante, em pleno estádio Bento Freitas, em duelo válido pelo Gauchão. Após o duelo, um homem se virou em direção aos jogadores gremistas e começou a imitar um macaco. O arqueiro do Tricolor, por sua vez, reproduziu o vídeo que aparece o ato realizado pelo torcedor.
Entenda melhor como deve ser o prosseguimento sobre o caso de racismo contra Adriel
E o caso terá mais desdobramentos. Caso tudo se encaminhe para que seja realizada a denúncia, o clube da cidade de pelotas será multado e enquadrado no Artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê diversos fatores, dentre eles o “preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Quanto a multa, a punição do Xavante pode ficar entre R$ 100 a R$ 100 mil reais. Tudo dependerá do andamento do caso. No entanto, outra questão pode acontecer. Caso seja de fato punido, o time pode perder o mando de campo, além de alguns pontos na tabela.