Alcindo “Bugre”, maior goleador da história do Grêmio
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Alcindo Martha de Freitas, também conhecido pela alcunha “Bugre”, foi o maior goleador da história gremista. Em 378 partidas com a camisa gremista ele marcou 230 gols, alcançando uma média de 0,61 gols por jogo.
Dispensado pelo rival
Alcindo nasceu em 31 de março de 1945, em Sapucaia do Sul-RS, e seus primeiros passos no futebol foram no Aimoré, de São Leopoldo-RS. Aos 13 anos de idade, quando jogava pelo Lansul, de Esteio-RS, enfrentou os aspirantes do Internacional e chamou a atenção do time da capital que o contratou, o ano era 1958. Por volta do final da década de 50 solicitou ajuda de custo para treinar, como resposta foi dispensado.
A volta por cima no Grêmio
Pouco tempo depois de ter sido mandado embora pelo colorado, o garoto foi treinar na base do Grêmio. Em 1963, emprestado ao Sport Club Rio Grande deu inicio a sua carreira como profissional, no ano seguinte o centroavante conquista seu lugar no grupo principal do Tricolor Gaúcho onde permaneceu até 1971.
Do Santos para o México
Em 1972, Alcindo deixou o Grêmio para jogar ao lado de Pelé, no Santos, o convite foi realizado pelo “Capita” Carlos Alberto Torres. Um ano depois, se transferiu para o Jalisco, do México. Ainda em território mexicano atuou pelo América.
Alcindo, o “Homem GreNal”
Sua maior característica era a força física aliada a uma grande capacidade de finalização. O Bugre, como também era conhecido, é o segundo maior artilheiro gremista em GreNais, tendo balançado a rede do maior rival em 13 oportunidades, perdendo apenas para Luiz Carvalho que marcou 17 vezes no clássico.
Seleção, retorno para casa e despedida do futebol
Com a camisa da Seleção Brasileira, Alcindo jogou a Copa do Mundo de 1966, em sete jogos, conquistou quatro vitórias, obteve dois empates e perdeu uma vez, marcou um gol, dividiu o ataque com Tostão. O atleta voltou ao Grêmio em 1977, a aposentadoria veio em 1978 quando jogava pela Francana, encerrou a carreira como um dos maiores ídolos da torcida gremista.
Os títulos de Alcindo na carreira
Alcindo foi Campeão Gaúcho pelo Grêmio em 1964, 65, 66, 67, 68 e 1977. Com o Santos conquistou o Campeonato Paulista em 1973 e a Copa dos Campeões Brasileiros em 1975. Ele foi ainda Campeão Mexicano em 1976, pelo América-MEX.
O adeus ao “Bugre”, eterno ídolo gremista
Alcindo Martha de Freitas, o “Bugre” se despediu da vida em 27 de agosto de 2016, em decorrência de complicações derivadas da diabetes, no Hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre.