Alexandre Mendes não deve mais atuar pelo Grêmio após suspeita de violência doméstica
Caso foi arquivado, mas auxiliar não voltou ao clube
Alexandre Mendes não voltou ao dia a dia do Tricolor
Principal auxiliar de Renato Portaluppi, Alexandre Mendes está há quase dois meses afastado do cargo. O auxiliar esteve envolvido em um processo na justiça, que foi arquivadoem outubro. Mesmo assim, Mendes não voltou ao dia a dia gremista.
Mendes, também conhecido como “Gabeira”, está afastado do Grêmio desde a partida contra o RB Bragantino, em que o auxiliar comandou a equipe por conta de uma suspensão de Portaluppi, no dia 15 de setembro.
O clube tomou a medida após uma acusação de suposta agressão doméstica, embora a diretoria gremista tenha falado apenas em “problemas pessoais”.
Em outubro, o caso foi arquivado na justiça. No entanto, o retorno do auxiliar ainda não aconteceu e a diretoria gremista não se manifestou sobre o assunto desde a nota que tratava sobre o afastamento.
Leia mais
Celso Rigo age nos bastidores e Grêmio ganha grande ajuda em “Operação Juventude”
Renato e Gabeira: parceria de anos
Renato Portaluppi e Alexandre Mendes têm parceria que já dura quase 30 anos. Os dois se conheceram no Fluminense, em 1995, quando Renato era jogador e Alexandre era auxiliar do clube carioca. Foi em 2005, porém, que os dois oficialmente começaram a trabalhar juntos, na comissão técnica, no Vasco. Desde então, Gabeira, apelido dado por Renato a Alexandre, sempre esteve nas comissões técnicas nos clubes em que Portaluppi foi treinador.
Com a possível saída de Renato Portaluppi ao fim da temporada 2024, o provável é que Alexandre Mendes não atue mais como auxiliar do Grêmio.
Relembre o caso
Em 26 de agosto, a suposta vítima denunciou Alexandre Mendes por agressão física e psicológica. O fato teria acontecido no dia 2 do mesmo mês. O caso ganhou repercussão depois dela ter publicado fotos e vídeos nas redes sociais, mostrando ferimentos e hematomas que seriam resultado de agressões, além de um áudio com repetidos gritos de “eu não aguento mais, socorro”.
O Grêmio comunicou o afastamento do funcionário no dia 17 de setembro, alegando que Mendes estava envolvido com “problemas pessoais”. Renato Portaluppi e Alberto Guerra chegaram a se manifestar sobre o caso. O presidente disse que o auxiliar seria afastado para o bem do clube.
“Conversamos e foi de comum acordo. Entendemos que para o bem do clube, sempre pensamos no clube, não precisou muita conversa. Quando liguei, ele já sabia e disse: “vou resolver meu problema”. Senão, isso magnetiza para o clube um assunto que não é do clube. Então dado esse esclarecimento, agora é um assunto particular dele e deixa de ser um assunto do Grêmio”, relatou Alberto Guerra.