Apesar da soberania nos últimos anos, times brasileiros ainda estão atrás de outras equipes em ranking de quem mais venceu a Libertadores
A Taça Libertadores da América é, sem dúvidas, a competição mais prestigiada do futebol sul-americano, com seu charme único e momentos excêntricos que só acontecem por aqui, nem adianta tentar comparar com a Liga dos Campeões. Criada em 1960 pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), a Libertadores já passou por diferentes formatos e no atual, com mais equipes, quem domina é o Brasil, conquistando os últimos cinco títulos consecutivos.
A competição não é o maior sonho de consumo à toa, ela é uma vitrine para os jogadores do nosso continente, um marco para os clubes e uma honra aos torcedores, que podem tirar sarro dos rivais e celebrar com a emoção do mata-mata, que – convenhamos – proporciona jogo épicos, como Botafogo x Palmeiras, as finais de Flamengo e Fluminense contra River e Boca, o pênalti defendido por Victor contra o Tihuana, entre tantos outros.
Veja os clubes com mais conquistas da Libertadores da América
Apesar da soberania recente, os clubes brasileiros ainda não figuram entre os mais vencedores da competição. Os hermanos levam vantagem, somam 25 títulos entre suas equipes, enquanto os brasileiros contabilizam 23. Está mais fácil pensar nos palpite dos jogos de hoje, quando Brasileiros e Argentinos se encontram, pelo poderio financeiro das equipes e o nosso sucesso recente sobre os hermanos, mas nem sempre foi assim e eles ainda levam vantagem no número de títulos.
Veja os maiores campeões
1º – Independiente: sim, o Club Atlético Independiente é o maior campeão. O time de Avellaneda, Argentina, soma impressionantes 7 títulos da Libertadores. Fundado em 1905, o Independiente dominou a competição na década de 1960, vencendo os títulos de 1964, 1965, 1972, 1973, e depois conquistou novamente em 1984. O clube é apelidado de “Rei de Copas” devido ao seu sucesso contínuo na competição, estabelecendo uma marca difícil de ser superada pelos rivais.
2º – Boca Juniors: algoz de algumas equipes, mas vice de Corinthians e Fluminense, o Boca é um dos clubes mais bem-sucedidos do continente, com 6 títulos no total. Fundado em 1905, também em Buenos Aires, venceu a competição em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007. O clube é amplamente reconhecido por sua torcida apaixonada e pelo famoso estádio La Bombonera, que pulsa em jogos continentais. Com Maradona e Riquelme em sua história, o time é temido até quando não tem lá um grande desempenho.
3º – Peñarol: único Uruguaio na lista dos maiores vencedores, a tradicional equipe que disputou com o Santos de Pelé já levou a taça 5 vezes: bicampeão em 60 e 61, 66, 82 e 87, além de outros 5 vices na conta, 10 finais não é para qualquer um.
4º – River Plate: com um impressionante total de 4 títulos, o River é um dos clubes mais vitoriosos da história argentina. Fundado em 1901 e com sede em Buenos Aires, a equipe conquistou a Libertadores em 1986, 1996, 2015 e 2018, na final jogada no Bernabéu. O clube não só tem um histórico vencedor no cenário nacional, mas também se destacou em competições internacionais, com suas conquistas na Libertadores consolidando sua posição como um dos maiores clubes da América do Sul.
5º – Estudiantes: a equipe de La Plata também soma 4 conquistas e, a mais recente, em 2009, contra o Cruzeiro. Com Verón, pai e filho, o time argentino é bastante tradicional na competição e conseguiu ser tricampeão nos anos de 68, 69 e 70.
Apesar de dominarmos as edições recentes, nossos clubes mais vencedores ainda possuem apenas três títulos, são eles: Palmeiras, Santos, Grêmio, São Paulo e Flamengo, estes dois últimos ainda vivos e podendo figurar no top5. Se continuar no ritmo atual, podemos ter um brasileiro como o maior vencedor nos próximos 10 anos?