JogadoresÚltimas Notícias do Grêmio

TOP 3 ápices da carreira de Gilberto, ex-lateral do Grêmio e da Seleção Brasileira

Aproveitando o clima da Copa do Mundo do Catar, o Portal do Gremista relembra a carreira de outro jogador que passou pelo Grêmio e vestiu a amarelinha na principal competição do planeta. O ex-lateral-esquerdo Gilberto, que defendeu o Tricolor no início do século, teve a oportunidade de disputar dois Mundiais e ainda de conquistar títulos importantes pela seleção.

1) 2 Copas do Mundo e taças no currículo pelo Brasil

Entre 2003 e 2010, Gilberto vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 35 oportunidades, com um gol marcado. Em 2005, ele integrou o elenco que conquistou a Copa das Confederações, um ano antes de ser convocado para a Copa do Mundo da Alemanha, quando ficou na reserva de Roberto Carlos, recebendo chance contra Japão, na última rodada da fase de grupos, quando a classificação já estava garantida.

Um ano depois da traumática eliminação para a França, Gilberto fez parte do título da Copa América. Já em 2010, foi convocado pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo da África do Sul, quando Michel Bastos era o titular no setor.

2) Passagens por grandes clubes da Europa

A primeira oportunidade de Gilberto no futebol europeu foi em 1999, mas a experiência durou pouco. Depois de somente três jogos, o lateral acabou retornando ao país para defender o Vasco. Em julho de 2004, quando vivia grande momento na carreira e também já atuava no meio de campo, o ex-jogador do Imortal ganhou destaque no Velho Continente defendendo o Hertha Berlim.

Após três anos atuando no futebol alemão, Gilberto foi contratado pelo Tottenham, da Inglaterra, em 2008, e ficou longe de repetir as boas atuações. Durante a passagem frustrada pela equipe inglesa, onde teve seu contrato rescindindo em maio de 2009, ele chegou a afirmar que gostaria de voltar ao Tricolor, o que acabou não se concretizando.

3) Títulos e parceria com craques no Vasco

Entre a passagem pela Inter de Milão e a chegada ao Grêmio, Gilberto viveu grande momento no Vasco, atuando ao lado de grandes craques, como Romário, Juninho e Juninho Pernambucano. Na equipe carioca, acabou ficando de fora de jogos importantes por conta de uma contusão, mas se sagrou campeão da Copa João Havelange e da Copa Mercosul.

Ao longo da carreira, o lateral também teve a oportunidade defender outras equipes do país, como América-RJ, Flamengo, Cruzeiro, São Caetano, Vitória e América-MG. Após se aposentar no Coelho em 2012, ele resolveu voltar ao América-RJ, que o revelou, em 2014, mas sequer entrou em campo. Seu último time foi o Araxá, do interior de Belo Horizonte.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo