Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Arena do Grêmio: A recente história do atual estádio tricolor

0

- Publicidade -

A Arena do Grêmio é a terceira casa da equipe tricolor. Inaugurada em 2012, sua estreia como templo gremista aconteceu em uma partida que revisitou o mundial de 1983, um duelo amistoso contra o Hamburgo, da Alemanha. O placar foi o mesmo do título em 83, 2 a 1 para o Grêmio. 

Em 2016, o Grêmio encerrou na Arena, um jejum de quinze anos sem títulos expressivos. Na ocasião, o tricolor conquistou a Copa do Brasil e deu início a uma sequência de conquistas. Foi uma das sedes da Copa América 2019, competição disputada no Brasil. O atual estádio do Grêmio atrai, ano após ano, a curiosidade de torcedores do mundo inteiro.

- Publicidade -

O terceiro estádio do Grêmio desde a sua fundação

Fonte: gremio.net

Fundado em 15 de setembro de 1903, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense teve ao longo de sua história, três estádios. Um ano após o início das atividades, em 1904, a equipe gaúcha inaugurou a sua primeira casa, o Estádio da Baixada. Durante cinquenta anos, o Fortim da Baixada foi palco de confrontos e glórias gremistas. No início da década de 1950, o tricolor precisou dar adeus a sua antiga casa. O Estádio da Baixada já se encontrava obsoleto, com uma estrutura de madeira muito antiga. 

A equipe estava em forte ascensão profissional e surgiu a necessidade de construir uma nova casa, capaz de unir um número maior de torcedores. No ano de 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico, cenário dos maiores títulos do Grêmio. Foi no estádio Olímpico que a equipe gaúcha teve a sua projeção mundial.

Em 2012, conheceríamos a atual fortaleza gremista. A Arena do Grêmio foi inaugurada com uma partida amistosa, o adversário foi o mesmo do mundial de 1983, o Hamburgo, da Alemanha. Curiosamente, o placar foi o mesmo do título mundial gremista, 2 a 1. O primeiro gol da Arena do Grêmio foi marcado pelo atacante André Lima. Desde então, o estádio tem sido importante nas conquistas gremistas, onde o torcedor apoia o time, incansavelmente, durante os noventa minutos.

Fim do jejum de títulos na Arena do Grêmio

Durante a temporada 2016, o Grêmio vivia o dilema do jejum de títulos expressivos. A última conquista havia sido em 2001, quando a equipe tricolor conquistou o tetracampeonato da Copa do Brasil, contra o Corinthians. Depois da conquista nacional, o Grêmio viveu o drama do rebaixamento em 2004, o vice-campeonato da Libertadores da América em 2007, e por duas vezes a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. 

- Publicidade -

No dia 7 de dezembro de 2016, o Grêmio enfrentou a equipe do Atlético Mineiro, pelo segundo jogo das finais da Copa do Brasil. Como havia vencido a primeira partida em Belo Horizonte pelo placar de 3 a 1, um empate ou derrota por um gol de diferença encerraria o jejum de títulos do tricolor. Foi justamente com um empate, em 1 a 1, que a equipe gaúcha conquistou o seu quinto título da Copa do Brasil. O alívio que a conquista trouxe, colaborou para mais títulos nos anos seguintes. 

Características da Arena gremista

Classificado como um dos mais modernos estádios do Brasil, a Arena do Grêmio tem capacidade para 55.225 pessoas. As dimensões do gramado são de 105 m x 68 m. Está localizada a um quilômetro e meio do aeroporto internacional de Porto Alegre. Com pretensões para funcionamento durante o ano inteiro, o complexo da Arena do Grêmio conta com hotel, shopping, habitações e estacionamento.

Títulos do Grêmio na Arena

A história recente da Arena do Grêmio acumula sete títulos conquistados pela equipe tricolor. Os títulos são:

• Copa do Brasil — 2016;

• Recopa Sul-Americana — 2018;

- Publicidade -

• Campeonato Gaúcho — 2019, 2020 e 2021;

• Recopa Gaúcha — 2019 e 2021.

Enfim, gostou do artigo?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

- Publicidade -

Imagem: Portal do Gremista

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais