Últimas Notícias do GrêmioJogos

Bahia toma decisão e pretende punir torcedor que proferiu cantos homofóbicos contra o Grêmio

O jogo, que terminou em 1 a 0 para o Bahia, foi manchado pelo ocorrido

Bahia toma decisão e pretende punir torcedor que proferiu cantos homofóbicos contra o Grêmio
Imagem: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Torcedor do Bahia profere cânticos homofóbicos em partida contra o Grêmio e poderá receber grave punição

O último encontro entre Bahia e Grêmio, realizado na Arena Fonte Nova neste sábado (27) pelo Brasileirão, transcendeu o resultado esportivo, que terminou com a derrota dos visitantes, para dar lugar a um episódio de repercussão negativa. Um vídeo que se espalhou pelas redes sociais capturou um torcedor do Bahia proferindo ofensas homofóbicas aos gaúchos, incidente que rapidamente virou motivo de indignação.

Este lamentável comportamento não só maculou o clima do confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, mas também incitou uma resposta rápida e contundente tanto do clube quanto de grupos de torcedores. O indivíduo responsável pelo ato foi identificado e está sujeito a ser removido do quadro de sócios do Bahia, conforme apurações internas do clube.

A torcida LGBTricolor, grupo LGBTQIA+ de apoio ao Bahia, publicou uma nota oficial condenando o ocorrido.

Veja o comunicado

“A nossa nação tricolor é conhecida por ter uma torcida festiva, alegre e diversa, repudiamos toda e qualquer manifestação de homofobia dentro da nossa casa, a Fonte Nova. Diante do ocorrido tomaremos medidas, inclusive solicitando ao Clube e a Saf que identifiquem se os envolvidos são sócios e tomem providências, também enviaremos ao conselho deliberativo.”

Punições da CBF

Essa atitude reflete uma política mais ampla de combate à discriminação no esporte. Desde o ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reforçou seu Regulamento Geral de Competições para tratar infrações discriminatórias como “de extrema gravidade”, implicando possíveis penalidades severas, que incluem desde advertência até a perda de pontos para o clube envolvido.

 

Imagem destaque: Felipe Oliveira / EC Bahia

Gabriel Borba

Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e setorista do Grêmio (@gborba05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo