Baidek, “o Lenhador”: relembre a trajetória desse icônico ex-zagueiro do Grêmio
No ano de 1983, o zagueiro Baidek assumiu a titularidade no Grêmio. Seu companheiro de zaga era Hugo de Léon, também um dos maiores zagueiros da história do Tricolor Gaúcho. Ao lado do uruguaio,o defensor foi campeão da América e do Mundo.
Trajetória do zagueiro no Grêmio
Apesar de ter subido para o time profissional em 1981, ao lado de Renato, Baidek foi se firmar na equipe principal dois anos depois. Se na sua primeira temporada o desafio era o Campeonato Brasileiro, naquele momento a Libertadores foi o seu sonho de consumo.
Aos 23 anos, o zagueiro não teve medo do que viria, tanto que teve um excelente desempenho na disputa. Foi no dia 28 de julho de 1983 que mais de 70 mil pessoas viram o Grêmio conquistar a América pela primeira vez, e Baidek estava lá.
No mesmo ano o desafio só aumentava. Enfrentou a base da seleção alemã, o Hamburgo. Naquele momento o menino de Barão de Cotegipe, se tornou cidadão do mundo e escreveria de vez seu nome na história do Grêmio.
Após a conquista do Mundial de Clubes com o Tricolor Gaúcho, Baidek foi um dos jogadores tricolores que participaram de uma excursão pela Europa, onde o esquadrão gremista venceu Bayern de Munique e Barcelona. No ano de 1987, o zagueiro deixou o Brasil para atuar no Belenenses, de Portugal. No ano seguinte, Baidek levaria o clube a conquista da Taça de Portugal, terminando com a série de títulos dos tradicionais Porto e Benfica.
Por onde anda Baidek?
Atualmente, Baidek se dedica a empresariar atletas e possui três escritórios (Porto Alegre, Lisboa, Shangai). Além do mais Jorge Baidek possui o nível máximo de treinador da UEFA.