Braithwaite e +5: europeus que jogaram a Libertadores nos 10 últimos anos
Grêmio teve Braithwaite como titular contra o Fluminense
Braithwaite entrou para a história da Libertadores
Uma das atrações do Grêmio na Libertadores é o dinamarquês Martin Braithwaite, que fez a estreia no torneio sul-americano nesta terça-feira (13). O atacante foi titular na partida de ontem, na vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense.
Com a atuação, Martin tornou-se o primeiro dinamarquês na história a jogar a Libertadores. Além dele, outros jogadores europeus também atuaram pela principal competição do continente. Confira:
David Trezeguet – França (2014)
Nascido em solo francês e filho de pai argentino, o atacante começou sua trajetória na América do Sul antes de retornar à terra natal e conquistar a Copa do Mundo de 1998. Já no final da carreira, voltou à Argentina para atuar no River Plate. Em 2014, defendeu o Newell’s Old Boys, participando de seis partidas na fase de grupos da Libertadores, incluindo um confronto contra o Grêmio.
André-Pierre Gignac – França (2015)
O centroavante francês fez uma escolha inusitada em sua carreira ao assinar com o Tigres, do México, em meados de 2015. Naquele período, a Libertadores estava suspensa devido à Copa América. Na retomada, já nas semifinais, o jogador foi fundamental para eliminar o Inter e avançar para a decisão, que acabou sendo perdida para o River Plate.
Pablo Marí – Espanha (2019)
O zagueiro chegou ao Flamengo no segundo semestre de 2019, vindo do Manchester City, onde nunca havia jogado. Marí se tornou titular ao lado de Rodrigo Caio no lendário time de Jorge Jesus. Disputou 30 partidas pelo Rubro-Negro, conquistando o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, com um gol marcado na semifinal contra o Grêmio, na vitória por 5 a 0 no Maracanã.
Juanfran – Espanha (2020)
Jogador icônico do Atlético de Madrid, onde atuou por quase nove anos, e campeão da Euro 2012 com a Espanha, o lateral foi contratado pelo São Paulo em meados de 2019. No ano seguinte, participou de dois jogos na fase de grupos da Libertadores, quando o Tricolor foi eliminado precocemente.
Hugo Mallo – Espanha (2023)
O lateral-direito chegou ao Inter em meados de 2023 a pedido do técnico Eduardo Coudet, com quem trabalhou no Celta de Vigo. Mallo disputou três partidas na campanha colorada da última Libertadores, marcando um gol na partida de ida da semifinal contra o Fluminense, no Maracanã.
Leia mais:
Renato se isola na liderança dos técnicos mais vitoriosos da Libertadores
Novo atacante do Grêmio tem grande currículo
Com 33 anos, Braithwaite acumula duas participações em Copas do Mundo e sua experiência é um trunfo chamou a atenção do Imortal na hora da sua contratação.
Com um estilo de jogo que combina mobilidade e presença de área, o atleta se destacou no Espanyol, formando duplas de ataque e atuando tanto como um jogador mais móvel quanto como referência na área. Por lá, aprendeu a falar espanhol e se comunicar em português, visto que também atuou no Barcelona de Messi por algum período.
Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA