Últimas Notícias do GrêmioCampeonato

Fique por dentro dos critérios de desempate do Brasileirão

Critérios servem para definir campeão, classificados para Libertadores e rebaixados

Janelas de transferências - Campeonato Brasileiro - Futebol brasileiro - CBF
Imagem: Reprodução/Joilson Marconne/CBF

Brasileirão tem sete critérios de desempate

O Campeonato Brasileiro Série A 2025 começa neste final de semana. O Grêmio estreia contra o Atlético-MG, às 18h30, na Arena, em Porto Alegre. Será o primeiro confronto dos 38 que o Tricolor precisa disputar.

O Brasileirão mantém o sistema de pontos corridos, no qual os 20 times se enfrentam em turno e returno, totalizando 38 rodadas. Ao final da competição, a equipe que acumular a maior pontuação será declarada campeã.

Entretanto, em um torneio tão competitivo, não é incomum que dois ou mais clubes terminem com o mesmo número de pontos. Por isso, há uma série de critérios de desempates definidos no regulamento da CBF.

Critérios de desempate no Brasileirão 2025

De acordo com o artigo 15 do Regulamento Específico da Competição (REC), sete critérios são aplicados em ordem de prioridade para determinar a posição final das equipes que terminam com a mesma pontuação.

  • Total de vitórias: o primeiro critério leva em consideração o número de partidas vencidas ao longo do campeonato.
  • Saldo de gols: se o número de vitórias não for suficiente para o desempate, a diferença entre gols marcados e sofridos entra em cena.
  • Gols marcados: caso a igualdade persista, passa-se a considerar a quantidade total de gols feitos.
  • Confronto direto: se dois clubes permanecerem empatados após os critérios anteriores, será analisado o desempenho nos jogos entre eles. O resultado dos confrontos diretos durante o campeonato pode definir a vantagem de um sobre o outro. Entretanto, se mais de duas equipes estiverem empatadas, esse critério é desconsiderado.
  • Menos cartões vermelhos: o quinto critério favorece o clube que recebeu menos cartões vermelhos ao longo da competição.
  • Menos cartões amarelos: seguindo o mesmo princípio disciplinar, o número de cartões amarelos também pode ser utilizado para desempatar as equipes.
  • Sorteio: se, mesmo após todos os critérios anteriores, o empate persistir, a definição será feita por meio de um sorteio conduzido pela CBF. Essa situação é extremamente rara, mas está prevista no regulamento.

Leia mais

Grêmio vence jogo-treino contra o Azuriz-PR; veja como foi

Goleiro revela surpresa ao ser contatado para jogar no Grêmio

Impacto dos critérios na classificação geral

Os critérios de desempate não servem apenas para determinar o campeão, mas também influenciam diretamente outras decisões importantes na tabela, como times classificados para a Libertadores e Sul-Americanas, vice-campeão, equipes rebaixadas e as vagas para a Copa do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo