CampeonatoEspeciaisÚltimas Notícias do Grêmio

Pela primeira vez na história, Brasileirão tem maioria de técnicos ‘gringos’

Abel Ferreira Poupar Contra Grêmio
Imagem: Divulgação / Palmeiras

Estrangeiros ocupam comandos do Brasileirão 2023

O Brasileirão está fazendo história nesta temporada com uma mudança significativa na composição dos treinadores das equipes. Pela primeira vez, a competição tem uma maioria de técnicos estrangeiros em relação aos brasileiros. São 11 treinadores nascidos fora do país contra sete de origem nacional, superando o número histórico do início do campeonato, quando os técnicos “gringos” representavam 50% do total. O levantamento foi feito pelo Estadão.

Leia mais:

Oferta recusada: Grêmio se frustra e fica mais distante de atacante argentino

Grêmio procura staff de estrela do futebol mundial e agita torcida

De Portugal, temos sete técnicos comandando clubes da primeira divisão: Bruno Lage (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Pepa (Cruzeiro), António Oliveira (Cuiabá), Renato Paiva (Bahia) e Armando Evangelista (Goiás). A legião portuguesa é composta por treinadores experientes, que trazem suas visões táticas e métodos de trabalho para o futebol brasileiro.

Além disso, quatro treinadores argentinos estão à frente de equipes no Brasileirão: Jorge Sampaoli (Flamengo), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Eduardo Coudet (Internacional) e Ramón Díaz (Vasco). Esses técnicos têm demonstrado competência e habilidade em liderar suas equipes com estilos de jogo próprios e inovadores.

Além disso, ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil tem visto um aumento no número de técnicos estrangeiros que treinaram equipes da primeira e segunda divisões do futebol nacional, somando um total de 65 treinadores. Essa tendência de contratar treinadores estrangeiros também se estende à Seleção Brasileira, com a promessa de ser comandada por Carlo Ancelotti.

No cenário atual, o técnico estrangeiro com o maior número de títulos é Abel Ferreira do Palmeiras, com oito conquistas e duas a mais do que Jorge Jesus, também português que treinou o Flamengo entre 2019 e 2020. Vojvoda, do Fortaleza, vem logo atrás com dois Estaduais e uma Copa do Nordeste erguidos com o time cearense.

O Grêmio, por sua vez, é um dos poucos clubes do futebol brasileiro que não conta com um técnico estrangeiro. Ídolo do clube, Renato Portaluppi retornou no trecho final da Série B 2022 e ajudou a equipe na conquista do acesso. Vitorioso como jogador e treinador, o profissional segue com muito prestígio e, assim como Dorival (São Paulo) e Fernando Diniz (Fluminense), é um dos poucos brasileiros que estão no comando de um time da Série A em 2023.

Nathan Madureira

Redator Estagiário. Mineiro natural de Belo Horizonte/MG e Graduando em Jornalismo pela UCA. Amante do futebol brasileiro em todos os cenários e momentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo