Calculadora na mão: confira os cálculos para o Grêmio festejar o acesso contra o Bahia, na Arena
O Grêmio está fazendo as contas para subir à Série A. Diante da vitória por 2 a 0 contra o CSA, na última terça-feira (4), na Arena, em partida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Tricolor precisaria de apenas mais uma vitória para conquistar o principal objetivo da temporada.
E isso poderá chegar justamente na próxima partida do clube gaúcho em Porto Alegre, contra o Bahia, no dia 16 de outubro. Para isto acontecer, o Imortal dependerá da sua próxima partida no campeonato, contra o Londrina, sábado (8), fora de casa.
Se vencer o time paranaense, a equipe de Renato, que hoje tem 56 pontos, torcerá para que Sport (49), Sampaio Corrêa (48) e Ituano (48) não vencerem na rodada. Os pernambucanos pegam Cruzeiro, em Recife, enquanto o Sampaio joga fora de casa contra o CSA e o Ituano recebe Guarani, no interior paulista.
Quais as probabilidades do Grêmio conseguir o acesso contra o Bahia?
Dependendo do resultado contra o Londrina, o Imortal subirá com uma vitória contra o clube baiano caso chegue com sete pontos de diferença aos rivais de fora do G-4. Vencendo o Bahia, é torcer contra os rivais para abrir 10 pontos e não ser alcançado nos últimos três jogos da competição. Segundo projeções do jornalista Renan Silveira, em sua coluna de hoje (6) em GZH, o panorama é o seguinte:
- Se vencer o Londrina: torce para que Sport, Sampaio Corrêa e Ituano vençam no máximo uma das duas partidas;
- Se empatar com o Londrina: O Sport precisa perder para o Cruzeiro, e Sampaio e Ituano não podem vencer na rodada. Neste caso, precisa tirar três pontos de diferença na rodada seguinte;
- Se perder para o Londrina: O Grêmio só terá chance de subir contra o Bahia se nenhum dos rivais vencer; Ituano e Sampaio ainda podem empatar seus jogos. Neste caso, precisa tirar três pontos de diferença na rodada seguinte.
Grêmio está a um passo de subir à Série A
Após o término da 33ª rodada, ontem, o Imortal tem agora 97,8 % de chance de ficar entre os quatro primeiros que subirão à Série A do Campeonato Brasileiro, segundo as contas feitas pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com isso, o clube gaúcho alcançou a sua maior probabilidade de acesso desde o início da Série B, superando os 96,6% de chance que tinha antes desta rodada.