Últimas Notícias do GrêmioJogadores

Campeão da Libertadores pelo Grêmio faz sucesso no futebol francês

Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores da América com o Grêmio, o brasileiro Léo Jardim defende atualmente o Lille, atual campeão da Ligue 1, o Campeonato Francês. Pelo Tricolor, o goleiro esteve em campo em poucas oportunidades, já no Velho Continente a história tem sido bem diferente.

Goleiro Campeão da Libertadores se projetou bem no Grêmio, mas não teve sequência

Léo começou sua carreira no Botafogo, de Ribeirão Preto, em São Paulo, mas, após ter boa participação na Copinha pela equipe, se transferiu para o Grêmio, na época com 17 anos. O garoto foi destaque da base Tricolor, sendo convocado para a Seleção Sub-20 duas vezes, e em 2014 foi promovido ao elenco profissional. Sua estreia na equipe de cima foi em 2016, contra o Palmeiras, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Léo Jardim concedeu entrevista ao ESPN.com.br:

“O jogo foi mais especial no Grêmio porque nós vencemos a Copa do Brasil e ficou marcante porque participei mais ativamente. Não tive tantas oportunidades no Grêmio”, relembrou o goleiro.

Com o Grêmio envolvido em várias competições em 2017, o então treinador gremista Renato Portaluppi utilizava o time reserva no brasileiro. Dessa forma, o arqueiro passou a ter sequência de jogos, entretanto, com a chegada de Paulo Victor o atleta perdeu espaço e quase não tinha oportunidades.

Léo Jardim foi preterido por Paulo Victor e resolveu deixar o Grêmio

Sentido que as coisas iam demorar a acontecer para ele no Tricolor, se transferiu para o Rio Ave, de Portugal, clube que projetou os goleiros Ederson do Manchester City e Jan Oblak do Atlético de Madrid. Por ali, se apresentava como uma  boa vitrine para o atleta mostrar seu talento.

O goleiro lembra como as coisas aconteceram:

“Achei um projeto muito bacana e fui como uma aposta. Comecei como segundo goleiro, mas o titular se lesionou nos playoffs da Liga Europa e eu precisei entrar no lugar dele. Depois disso, não saí mais da equipe”, pontuou Léo Jardim.

No final da temporada, o Lille, da França, tinha alcançado vaga para a Champions League, o clube estava na iminência de perder Mike Maignan, seu goleiro titular, e precisava buscar uma reposição. Para isso, os franceses queriam um arqueiro jovem , foi aí que a sorte sorriu para Léo, ele se transferiu para o LOSC.

No começo a adaptação ao clube francês foi complicada, mas com o tempo tudo melhorou. No entanto com a chegada da pandemia do Covid-19, o Campeonato Francês foi interrompido com dez rodadas de antecedência. O titular do gol, Maignan, acabou permanecendo por mais uma temporada, e o brasileiro acabou emprestado ao Boavista, de Portugal, para ter minutagem. Por lá o atleta foi titular indiscutível.

Após sucesso em Portugal, Léo Jardim voltou ao Lille e assumiu a titularidade

Em 2021, com a venda de Maignan, o ex-gremista voltou ao Lille e assumiu o gol do clube. Léo começou o Campeonato Francês jogando e foi Campeão do “Troféu dos Campeões”, contra o PSG. Ao longo da competição ele foi sacado do time, passou por cirurgia na coluna, mas após se recuperar fisicamente e do Lille levar 5 a 1 do PSG, voltou a titularidade.

Léo Jardim ficou sete jogos sem tomar gol no Campeonato Francês, além disso participou da campanha que levou o clube até as oitavas de final da Champions.  Neste momento, o brasileiro e seus companheiros brigam por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

“A gente tem plenas condições, faltam apenas sete jogos e temos vários confrontos diretos. Só depende da gente e sabemos o que precisamos fazer”, disse Léo Jardim.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTokTwitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Reprodução / Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo