Um campeão do mundo pelo Grêmio completa aniversário hoje
Um dos jogadores mais vitoriosos da história do Grêmio, o lateral-esquerdo Casemiro, campeão brasileiro, da Libertadores e do mundo pelo Imortal, completa 65 anos de vida no dia de hoje (7).
Reserva na final do Mundial Interclubes contra o Hamburgo, em 1983, o jogador pode se orgulhar de um feito histórico com a camisa gremista: junto de Baidek, China e Tarciso, Casemiro compõe o seleto quarteto dos únicos jogadores campeões do Gauchão, do Campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes com a camisa de Grêmio ou Inter no Rio Grande do Sul.
Revelado pelo Juventude em 1979, o ex-lateral-esquerdo chegou ao Grêmio em 1980, conquistando todos os títulos possíveis com a camisa gremista. No entanto, seu grande destaque foi na campanha da Libertadores 1983, onde atuou como titular.
Casemiro foi campeão da América e do Mundo pelo Grêmio
Campeão da Copa Libertadores da América contra o Peñarol, do Uruguai, o Grêmio classificou-se para a grande decisão do título mundial interclubes 1983, que seria disputado no final do ano, em dezembro, no Japão.
Para chegar até lá, no entanto, o caminho não foi fácil. Após uma primeira fase de Libertadores arrebatadora, deixando para trás o Flamengo de Zico, o Grêmio classificou-se para a semifinal do torneio continental junto de Estudiantes de la Plata, da Argentina, e América de Cali, da Colômbia.
Em partidas muito duras e violentas, o Imortal impôs a sua força e eliminou os adversários rumo à final da competição. Na grande decisão, o Tricolor viria a enfrentar o temido Peñarol, que era o atual campeão da Libertadores e do Mundial. Após a conquista, o clube gaúcho credenciou-se para a disputa do título mundial, no final da temporada, contra o alemão Hamburgo, no Japão.
https://www.youtube.com/watch?v=s_oaKbwud98