Campeão! Há 34 anos, Grêmio vencia o Sport e conquistava a Copa do Brasil pela primeira vez
Grêmio bateu o Sport e conquistou a primeira Copa do Brasil em 1989
Há exatos 34 anos, uma tarde memorável para os torcedores gremistas e um marco na história do Grêmio acontecia . No dia 2 de setembro de 1989, o Tricolor conquistava a Copa do Brasil pela primeira vez, em uma partida épica contra o Sport, no estádio Olímpico. Diante de mais de 62 mil pessoas em Porto Alegre, o clube gaúcho faturava a primeira edição da história do torneio.
Após um empate sem gols no Nordeste, o duelo ficaria totalmente em aberto. Naquela ocasião, o time comandado por Cláudio Duarte, enfrentou um desafio imenso e conseguiu vencer por 2 a 1. O clube entrou em campo buscando se destacar em todos os setores, na qualidades dos passes, cruzamentos e avanços ofensivos, além de buscar uma dura marcação defensiva.
O título começou a dar sinais quando Assis abriu o placar com somente 9 minutos de jogo, após rebote de um chute de canhota contra a meta. Mas a ameaça viria aos 31 minutos, quando Mazarópi cometeu falha mandando a bola dentro do gol, após um soco ’em falso’, deixando os rubro-negros empatarem.
O Grêmio buscou a reação imediata e demonstrava toda a sua superioridade em campo. Na segunda etapa, com uma jogada excelente de Luís Eduardo, 0 zagueiro cruzou pela direita para encontrar Cuca, dentro da grande área, que emendou sem pensar muito para as redes aos 7 minutos. Desta forma, o time conquistava a Copa pela primeira vez, de forma invicta, em uma galeria que hoje conta com cinco taças. A caminhada do clube Copeiro foi coroada, após uma campanha Imortal pelos gramados.
Ficha técnica – Grêmio 2 x 1 Sport
Competição: Copa do Brasil 1989 – Final (jogo de volta)
Data e hora: 02/09/1989 às 16h
Local: Estádio Olímpico em Porto Alegre
Público: 62.807 pagantes
Gols: Assis (9′ 1ºT) e Cuca (7′ 2ºT) (GRE); Mazarópi – contra (31′ 1ºT) (SPT)
Grêmio: Marazópi, Alfinete (Trasante), Luís Eduardo, Edinho e Hélcio; Jandir, Lino, Cuca e Assis; Nando (Almir) e Paulo Egídio. Técnico: Cláudio Duarte
Sport: Rafael, Betão, Márcio, Aílton e Aírton; Rogério (André), Lopes (Edinho) e Joécio; Barbosa, Marcus Vinícius e Édson. Técnico: Nereu Pinheiro