Últimas Notícias do GrêmioJogadores

Campeão do mundo pelo Grêmio completa mais um ano de vida

O ex-jogador está na Calçada da Fama gremista

Hugo de Léon do Grêmio
Imagem: Divulgação Grêmio

Jogador histórico do Grêmio faz aniversário no dia de hoje; relembre a sua trajetória

O Grêmio celebra hoje o aniversário de um de seus ídolos históricos, Hugo de León, capitão na memorável conquista da primeira Libertadores do Tricolor. O ex-zagueiro completa 66 anos de idade, relembrando uma trajetória marcada por títulos e glórias.

Hugo Eduardo de León Rodríguez deixou uma marca grandiosa na história do Grêmio ao desempenhar um papel fundamental nas vitórias do Campeonato Brasileiro de 1981, da Copa Libertadores da América de 1983 e do Mundial no mesmo ano. Seus feitos o levaram a ser eternizado na “Calçada da Fama” do Grêmio, em 1996, localizada hoje na Esplanada da Arena.

Passagem pelo Grêmio

Revelado pelo Nacional, do Uruguai, em 1977, o defensor chegou ao Grêmio quatro anos depois, construindo uma carreira notável. Ao todo, foram 242 jogos e 11 gols marcados com a camisa tricolor. Sua estreia pelo Imortal ocorreu em 21 de janeiro de 1981, em uma vitória por 2 a 1 contra o Galícia E.C. no Estádio Olímpico Monumental, durante a primeira fase do Brasileirão daquele ano.

Durante sua passagem como jogador do Grêmio, Hugo de León registrou 127 vitórias, 71 empates e apenas 44 derrotas. Seu legado foi fundamental para a consolidação do clube como uma potência no cenário nacional e internacional.

Retorno fora das quatro linhas

Além de suas contribuições como jogador, o aniversariante de hoje também retornou ao Grêmio como técnico em 2005, ocupando o cargo entre janeiro e abril. Sua dedicação e vínculo com o clube gaúcho ao longo dos anos solidificaram sua posição como uma figura querida e respeitada pelos torcedores gremistas.

 

Imagem em destaque: Divulgação/ Grêmio FBPA

Gabriel Borba

Jornalista, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e setorista do Grêmio (@gborba05).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo