Primeiro campeão de Porto Alegre! Confira mais sobre a história do Grêmio no Gauchão
O Tricolor está na busca pelo segundo heptacampeonato estadual
Primeiro campeão da Capital, confira detalhes da história do Grêmio no Gauchão
No próximo sábado (30), o Grêmio enfrenta o Juventude pelo jogo de ida da decisão do Gauchão, às 16h30, no Estádio Alfredo Jaconi, às 16h30. Em caso de título sobre o rival da Serra gaúcha, o Tricolor irá conquistar o heptacampeonato estadual.
Relembrando a história do Imortal no Campeonato Gaúcho, o clube foi o primeiro campeão de Porto Alegre. Após bater na trave contra o Brasil de Pelotas e o Guarany de Bagé em 1919 e 1920, a equipe conquistou o seu primeiro título em 1921, contra o Riograndense de Santa Maria.
Desde a criação do estadual, o time chegou a grande maioria das decisões, tendo 42 taças ao todo. Certamente, todos são relevantes, mas destaca-se o título de 1977, sendo considerado por diversos torcedores, jornalistas e historiados como o principal da história azul.
Em 77, o Tricolor Gaúcho venceu o maior rival no jogo marcado pela cambalhota do eterno centroavante André Catimba. Após finalização certeira, o atacante foi comemorar o seu gol com um salto, mas deu errado, se lesionou e precisou ser substituído.
A vitória deu início ao que o clube faria na década de 1980, conquistando várias taças, das principais de sua história. Em 81, levantou o Brasileirão, Copa Libertadores da América e Mundial de Clubes em 83, além dos estaduais.
Leia mais:
Grêmio chega a acerto com Gustavo Martins. Confira os moldes da renovação!
Destaque do Juventude pretendido por gremistas poderá parar no Corinthians
Relembre o último hepta do Grêmio
A única e última vez que o Imortal Tricolor conquistou sete títulos seguidos foi entre 1962-1968, no Gauchão. O time da época encerrou o ciclo dos doze em treze Campeonatos Gaúchos, sendo a maior hegemonia da história do futebol do Rio Grande do Sul.
Imagem destaque: Divulgação/GFBPA